Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 20 de Julho de 2021

ESCOLA MUNICIPAL PROF. FRANCISCO RIBEIRO CARRIL SEGUE MODELO DE SUSTENTABILIDADE DO MUNICÍPIO VERDE AZUL

A EMEB “Prof. Francisco Ribeiro Carril”, está passando por uma ampla reforma e ampliação. O projeto foi realizado pelo Departamento de Obras da Prefeitura de Vargem Grande do Sul e envolveu várias fases de execução. Troca de pisos e revestimentos, colocação de pastilhas, troca de portas, coberturas, forros, vidros, instalações elétricas, hidráulicas e de água pluviais, reforma de todas as salas de aulas e construção de mais salas e banheiros, tudo obedecendo às exigências de acessibilidade e seguindo as normas de sustentabilidade previstas no programa município Verde/Azul. Na reforma podemos destacar vários itens em que credenciam a escola no programa: área permeável, melhor absorção de água da chuva e uma amenização da temperatura;   arborização no entorno da escola, reduz a incidência solar direta o que garante um local com temperatura mais fresca; acessibilidade,   seguindo todas  as normas de acessibilidade de acordo com a NBR 9050,  lâmpadas de LED em toda escola;  alta durabilidade e economia com energia elétrica; luminárias com refletor de alumínio, diminui significativamente os gastos energéticos por aumentarem a amplitude e alcance da luz; Iluminação natural,  a edificação conta com vários pontos onde predomina a iluminação natural, trazendo um aspecto agradável e reduzindo a necessidade de iluminação artificial;  ventilação cruzada,  janelas e portas localizadas em paredes opostas ou adjacentes, permitem a circulação de ar e climatização natural do ambiente; pintura clara, as paredes com cores claras auxilia na luminosidade e faz com que o ambiente pareça mais amplo;  equipamentos com menor consumo de energia, classe A, a instalação preza pelo uso de equipamentos de baixo consumo energético que possuam o selo de classe A, sendo mais eficientes e evitando gastos de eletricidade desnecessários;  torneiras com temporizadores , economia de água em até 70% e mais higiênica; lixeiras ecológicas, coleta seletiva para a destinação correta do lixo com separação correta;  e espaço árvore,  que preza pelo melhor desenvolvimento das plantas sem causar danos nas estruturas do prédio e facilitando o convívio no local. Todo o projeto e estrutura da escola foram pensados para trazer maior conforto aos alunos, professores e funcionários. Uma estrutura bem pensada e confortável, implica diretamente no interesse dos estudantes,  tornando os alunos mais interessados e ativos, melhorando o aprendizado..