Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 09 de Junho de 2021

DIA DO MEIO AMBIENTE SERÁ COMEMORADO COM ATIVIDADES

No mês de junho o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Vargem Grande do Sul estará realizando atividades em comemoração ao dia do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. No dia 26 de junho será realizada a Feira Ambiental 2021, das 09:00 às 15:00, na Praça Capitão João Pinto Fontão. Serão distribuídas mudas de árvores para incentivo ao plantio, melhora na vegetação das áreas urbanas e melhoria na qualidade ambiental do município; mudas de hortaliças como incentivo ao cultivo do próprio alimento; recolhimento de resíduos contaminantes (pilhas e eletrônicos) como incentivo ao descarte adequado de cada tipo de resíduo e troca de materiais recicláveis por alimentos orgânicos como incentivo à alimentação saudável. Também será realizada neste dia a feira de adoção de animais. É importante que as pessoas se conscientizem sobre a importância de uma adoção responsável. A convivência com animais de estimação traz inúmeros benefícios físicos e mentais, como o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da expectativa de vida, a redução do estresse e da solidão e o desenvolvimento da empatia. Não à toa, a pandemia de Covid-19 fez crescer a procura por cães e gatos, já que as pessoas estão mais solidárias e procurando conforto emocional neste contexto de distanciamento social. Contudo, quem deseja tutelar um peludo precisa ter em mente a adoção responsável, visto que é a vida de um ser vivo que está em pauta. Esse tipo de ação leva em conta alguns cuidados com o Pet que os novos tutores devem prestar atenção antes de tomarem a decisão de adotar. Para a doção é necessário ter mais de 18 anos, apresentar um documento com foto e ser aprovado no questionário sobre posse responsável. Dia 25 de junho, das 08:00 às 12:00, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com o Conselho Municipal do Meio Ambiente realizarão um treinamento gratuito para poda de árvores. Os interessados devem comparecer na Casa de Cultura, localizada na Rua Major Corrêa, 505 – Centro no horário do curso. DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho e tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade, e cabe a nós criar medidas que impeçam que nossos impactos atinjam de modo irreversível a Terra..