Educação - Terça-feira, 02 de Agosto de 2011

Assinado novo convênio de transportes de alunos

Governador Geraldo Alckimin e a coordenadora de Educação Renata Regina Taú O prefeito Amarildo Duzi Moraes reivindicou junto à Secretaria de Educação, mudanças no convênio entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação para transportar os alunos que residem na zona rural e bairros distantes que não oferecem ensino. De acordo com o prefeito, o valor destinado ao repasse para o município não era suficiente para suprir gastos com o transporte e que a contrapartida da Prefeitura estava sendo bastante onerosa para os cofres públicos, solicitando a revisão dos recursos. O prefeito argumentou que dos mais de 850 alunos transportados, apenas 100 pertenciam à rede municipal, sendo que a grande maioria seria de responsabilidade do Estado, que estava pagando R$ 484.888,00 e a atual contrapartida da Prefeitura era de R$ 376.918,00. Após inúmeras reuniões, o convênio foi mudando passando o repasse da Secretaria do Estado da Educação a ser de R$ 686.473,00 e a contrapartida do município de R$ 172.869,00, representando mais de R$ 400.000,00 para Vargem. “A Prefeitura faz o transporte, mas a grande maioria dos alunos é da rede estadual. Então, nada mais justo que os valores fossem revistos para que o município não continuasse a ser onerado. O aluno tem direito ao transporte e o mesmo é oferecido aos alunos que residem na zona rural, tanto da rede municipal quanto da estadual”, disse o prefeito. No dia 21, o convênio foi assinado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo entre as Prefeituras e a Secretaria de Educação. Presente a coordenadora de Educação, Renata Taú. A cerimônia contou com o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald. “Ressaltamos aqui novamente, o empenho dos coordenadores de Educação e Finanças, Renata Tau e Cristian Rigamonte e do diretor de Educação, Dante Braghetto, para que pudéssemos conseguir esta revisão que representou um valor bastante significativo para o município”, disse o prefeito..