Educação - Sexta-feira, 31 de Agosto de 2012

Escola Móvel traz capacitação para o ramo cerâmico em Vargem

Um dos principais ramos da economia do município, o setor cerâmico recebeu reforço com a parceria entre o SICOV – Sindicato das Indústrias Cerâmicas e Oleiras de Vargem, Prefeitura Municipal e SENAI trazendo a Escola Móvel com o curso de Cerâmica. Escola Móvel do SENAI As escolas móveis são oficinas volantes onde são realizados cursos de Formação Inicial Continuada de curta duração que levam o ensino aonde não existem unidades fixas do SENAI e são verdadeiras salas de aula sobre rodas com toda a infraestrutura e a qualidade das oficinas, laboratórios e salas. Estacionado ao lado da Rodoviária, a Escola Móvel do SENAI está oferecendo  cursos que visam à qualificação profissional de Noções Básicas de Processo de Cerâmica Vermelha, Regulador de Boquilha, Manutenção, Secagem e Queima, Operação de Fornos, Controle de Processo Produtivo e Ensaios de Certificação aos 30 alunos participantes. Estão sendo passados aos alunos somente a parte teórica e a parte prática será desenvolvida nas empresas onde trabalham. De acordo com os responsáveis, essa primeira fase se estenderá até a metade de setembro, e em novembro haverá nova fase do cursoem Vargem Grande. Aofinal, todos os alunos receberão seus certificados de participação nos cursos. De acordo com informações do diretor do DET – Departamento de Desenvolvimento do Emprego e Trabalho, Celso Henrique Bruno, estas e outras ações da administração fazem parte do programa de capacitação que vem sendo desenvolvido, visando oferecer a profissionalização de mão de obra e novas oportunidades de trabalho. “Conseguimos em parceria, trazer a Escola Móvel, outra das muitas iniciativas que vem sendo tomadas visando a capacitação de mão de obra. Todo este trabalho, aliado às iniciativas que visam trazer novas empresas para o município; tem o objetivo de oferecer mais e melhores oportunidades de trabalho e renda para a população, melhorando a qualidade de vida”, disse o diretor..