Cultura - Sexta-feira, 26 de Junho de 2020

NESTE ANO A ROMARIA DOS CAVALEIROS E SANT’ANA PRECISOU SER SUSPENSA

A diretora de cultura e Turismo da Prefeitura de Vargem Grande do Sul fala sobre a Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana que depois de quase 50 anos não poderá ser realizada. Ha três anos de completar meio século, ao que indica o andar das carroças, não teremos infelizmente em 2020 o mais antigo evento da cidade, a Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana. Nos enganamos ao achar que no mês de julho estaríamos a salvo do isolamento social. Mesmo que em um prognóstico positivo e otimista que no mês do aniversário da cidade, em setembro, já estivéssemos livres de qualquer risco, a Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana é o único evento que dificilmente poderia ser transferido da sua data oficial que sempre foi o último domingo de julho. A Romaria recebe anualmente pela sua tradição cavaleiros e amazonas de quase 30 cidades que sempre comparecem por saberem de há muito tempo, sua data oficial. Seria um risco realizar em outra data, uma vez que a divulgação normal em data diferente, jamais atingira a totalidade de seus fiéis adeptos. Como curiosidade, vale dizer que na sua história a Romaria só mudou de data uma vez, quando organizada para sair, teve que ser transferida por conta de uma chuva torrencial que não deu tréguas. Na semana seguinte, já era agosto e como já haviam dito alguns “profetas”, a Romaria não atingiu o seu público habitual. Em razão da pandemia do Covid-19 que agora está chegando no interior e visando a prevenção e a vida das pessoas em primeiro lugar O Departamento de Cultura, o Departamento de Saúde e o Prefeito decidem pela suspensão da 46ª Romaria que por tantas vezes aconteceu juntamente com as  tradicionais festividades de Sant’Ana. O QUE VAMOS FAZER ENTÃO? Independente da não realização deste tão aguardado evento, jamais deixaremos de reavivar sua memória de tantas histórias e de honrar todos os seus pioneiros que se organizaram naquele ano de 1974, Centenário de Vargem Grande do Sul, na gestão do então prefeito Huber Brás Cossi, quando foi realizada a primeira Romaria com o objetivo de transportar o velho cruzeiro que existia ao lado da igreja Matriz de Sant’Ana para a Praça da Igreja Nossa Senhora de Aparecida onde até hoje o cortejo passa para beijar suas fitas. Em homenagem a Sant’Ana e a Romaria dos Cavaleiros, estamos preparando uma live a ser realizada na mesma semana que seria realizada a nossa romaria. Em um trabalho de grande pesquisa, o Departamento de Cultura e Turismo  por ocasião da exposição Romaria de Sant’Ana, contatou e recolheu depoimentos dos pioneiros vivos e suas histórias, reunindo assim um acervo tombado na Casa da Cultura que tornará possível ser apresentado a várias gerações. Este foi o primeiro ato de perpetuação da sua história. Fundamentado nesse trabalho será possível realizar a transmissão de pinceladas de sua história, através das redes sociais, como o Youtube e Facebook, possibilitando alcançar o público envolvido e seus simpatizantes, honrando assim mais uma vez o grande significado desse evento nascido para também homenagear os primeiros tropeiros que a caminho das minas, por aqui passaram e a beira do córrego de Santana, levantaram a primeira vila e lá deixaram a imagem de Santana que carregavam consigo, pois ser ela a padroeira das famílias e dos mineiros. Até 25 de julho, às 19h nas redes sociais da prefeitura, para reavivar as lembranças e até 2021 quando de novo com todo o empenho que esse evento merece nos encontrarmos na próxima Romaria..