Educação - Quinta-feira, 28 de Maio de 2020

REFLEXÃO SOBRE COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

O escritor Nery Adamy Neto a convite do Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul, escreveu aos pais sobre Cognição e Aprendizagem em tempos de Coronavírus, buscando uma reflexão sobre o assunto. O escritor atua como Psicopedagogo Clínico; Consultor Educacional; Pesquisador de Nerociência; Professor Universitário; Trainer Neurofeedback; Screening Síndrome Irlen; Coordenador da Domus – Avaliação, Estimulação e Formação Neurocognitiva; Neuropsicólogo; Treiner Neurometria; Palestrante em diversas vertentes das Aprendizagens Humanas. O tema vem de encontro com os trabalhos e textos apresentados pela psicopedagoga  Laís Helena Bernardelli de Andrade e pela fonoaudióloga Rosane de Fatima Campaneli do Departamento de Educação. É importante a conscientização sobre a cooperação entre escola e família, para que possamos propor qualidade ao desenvolvimento das crianças. Cognição e Aprendizagem em tempos de isolamento social A ausência de uma rotina bem definida nesse momento pode trazer dificuldades cognitivas e afetar diretamente a aprendizagem. Não só nesse momento tão complicado que a humanidade passa, assim como, no retorno das atividades diárias quando tudo isso passar. Exercitar a atenção, memória, raciocínio, flexibilidade é muito importante para mantermos os processos cognitivos. A medida que o tempo passa, se tornam mais evidentes a necessidade do cuidado com a saúde mental e cognitiva. Os pais devem estabelecer/restabelecer uma rotina mínima com atividades que possam ser desenvolvidas nesse momento. Horário de acordar, rotina de ajuda em casa, organização do próprio material, horários livres, horários de estudo e convívio familiar. Algumas escolas já estão disponibilizando atividades on-line para que os estudantes possam realizar em casa. Mesmo que a escola do seu filho ainda não tenha disponibilizado, você encontra na internet diversas atividades de revisão. Então, estabeleça um horário de cerca de 2h a 3h por dia para atividades de escolares ; onde poderão realizar: lista de exercício; assistir aulas no youtube; revisar os conteúdos já vistos na escola; ler um livro e comentar essa leitura em momento familiar. Existem também, diversas plataformas na internet com jogos que auxiliam no desenvolvimento dessas habilidades. O tempo de utilização de games, do celular, canais do youtube, netflix, dentre outros, devem ser monitorados, visto que a exposição excessiva a luz azul (inclusive em iluminação não natural) podem influenciar na produção de hormônio do sono, assim como, podem aumentar o nível de ansiedade e/ou gerar quadro de dependência tecnológica. Então: criar uma rotina de horário de acordar; tentar realizar algum tipo de atividade física, seja dentro de casa ou na área/varanda da sua casa/apartamento pode ajudar na melhora física e disposição cognitiva; ficar exposto a luz solar em horários adequados, mesmo que seja observando a paisagem são importantes para ajustes cognitivos e comportamentais; criar momento de jogos coletivos entre a família pode ajudar não só no desenvolvimento das habilidades cognitivas, como também, na diminuição da ansiedade diante de toda a situação e fortalecimento dos vínculos; defina horário para cada momento do dia, com várias opções que possam fazer esse cérebro trabalhar, com certeza estará minimizando os quadros de ansiedade e alteração de humor. Já nos adultos existem diversas reclamações nesse período. As principais delas envolvem: dificuldades de se concentrar e memória; dificuldades de organização mental. Todos esses sintomas podem ter relação com tudo que estamos vivenciando ao longo dos dias. Por exemplo, estresse, ansiedade, depressão, podem afetar diretamente nossa memória, provavelmente pelo tempo que durar toda essa situação. o sono, a atividade física (dentro do possível) e a alimentação são fundamentais para passar de maneira tranquila por esse período; ler um livro, seja individualmente ou coletivamente com a família; assistir um filme que traga bem-estar; resgatar histórias antigas, abrir o antigo álbum de fotos, podem ser momento importante para fazer em ambiente familiar. O mais importante nesse momento é entendermos as nossas limitações e as limitações dos que estão a nossa volta, entender que o momento apesar de muito sério, pode se transformar no resgate a coisas que tínhamos perdido ou deixado um pouco de lado pela correria do dia a dia. Quem sabe a família como um todo não sai mais fortalecia ao final dessa tempestade..