Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 19 de Maio de 2020

PREFEITURA JÁ REALIZOU 300 CASTRAÇÕES DE ANIMAIS EM 2020

O Departamento de Saúde em parceria com Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Vargem Grande do Sul continua realizando o Programa de Castração para cães e gatos no Município, até o momento já foram realizadas 300 esterilização entre cães e gatos em situação de abandono e em animais de famílias que passam por vulnerabilidade social. A previsão é que até o final de maio 400 animais tenham sido castrados. Em 2019 o Programa de Castração realizou 1500 procedimentos entre cães e gatos, e para 2020 mais 1500 esterilizações foram contratadas. As castrações estão sendo realizadas por uma clínica veterinária habilitada, contratada através de processo licitatório. “O Programa de Castração iniciado em 2019 tem se mostrado uma relevante ferramenta no controle populacional dos animais domésticos, sendo constatada a redução significativa de casos de ninhadas concebidas em vias públicas ou sem a tutela de um responsável. Além de atuar consistentemente na diminuição de animais e filhotes “de rua”, a esterilização/castração proporciona uma série de benefícios, conforme segue”, relatou a diretora de Agricultura e Meio Ambiente Melissa Ranzani. Diminui o risco de câncer de mama em fêmeas. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%. As “voltinhas” dos machos a procura de “namoradas” são reduzidas. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento. Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal. As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão. Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina. Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes. Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo. Castrar é um ato de amor..