Cultura - Terça-feira, 03 de Dezembro de 2019

PROJETO “ TRILHAS CULTURAIS” REALIZA EVENTO PARA ENTREGA DO MAPA

Na quarta-feira, 27, foi realizado no Centro Pastoral São Benedito a oficialização do Projeto “Trilhas Culturais”, realizado pela equipe do Projeto Guri (Sustenidos Organização Social) através de levantamento e cadastramento de artistas de várias áreas que atuam em nosso município. Após o levantamento das informações e digitalização do cadastro foi feito um mapa físico onde se pode visualizar os bairros das cidades e quais expressões artísticas se encontra em cada um deles. O trabalho foi realizado em parceria com o Departamento de Cultura e Turismo, voluntários e comerciantes da cidade. O evento contou com a presença do prefeito Amarildo, a diretora de cultura Márcia Ribeiro Iared, os vereadores Carlos Eduardo Scacabarozi e Laércio Inácio Anacleto, e com um público aproximado de 300 pessoas. Após a abertura do evento, foi realizada a entrega oficial do mapa ao prefeito e à diretora de cultura Márcia, o objetivo do trabalho é potencializar o cenário cultural do município. O prefeito elogiou o trabalho realizado por todos os envolvidos, a importância do projeto “Trilhas Culturais” para nossa cidade e agradeceu ao empenho e presença de todos. A diretora de cultura, Márcia Iared falou sobre a proposta do Projeto Guri especialmente aqui de Vargem que sempre teve uma parceria excelente com a Prefeitura Municipal, destacou o lindíssimo e histórico prédio da antiga sociedade espanhola, que abriga 360 crianças aprendendo música. “Este é um dia muito especial, porque a gente está tratando de uma coisa chamada talentos, quantos talentos nós descobrimos neste nosso Projeto Guri que se não fosse o projeto Guri jamais seriam revelados”, disse. Dando continuidade ao evento foi realizada uma homenagem Póstuma Jack Ronck; apresentações: Oficina de Ballet da Associação Amigos da Cultura, com a professora Leticia Belchior; grupo Melanina; poesia com Diego; Coral Infanto Juvenil do Projeto Guri, com a educadora Cristina Bedin; Canto Coral Angela Copic, com a regência do maestro Ralf Alvarenga de São José do Rio Pardo e Orquestra Jovem de Vargem Grande do Sul com a regência do Maestro César Cunha. Também foram realizadas apresentações musicais com os cantores Maria José Gastroviejo, Felipe Araújo, Lucas Buzato, Francisco Malagutti  e Angelo Multini. Também foi realizada a feira de artesanatos pelas artesãs, Aparecida Bernadete Bento Gimenes, Simone Gonçalves Pereira, Helena Maria Menoni Bernardo, Micaela Cristina Galante Homsi, Rosa Sanches de Oliveira, Veridiana Maria Lunes, Patricia Guimarães Aliende e Francislene Aparecida da Silva, e exposição de telas pelas artistas Natalia Aliende,  Ana Maria Gomes e Fatima Batissoco. O cadastramento continua sendo realizado para todos os tipos de expressões artísticas, os artistas  devem procurar o Projeto Guri, localizado à Rua Prudente de Moraes 685, ou pelo telefone 3641-5441. PROJETO “TRILHAS CULTURAIS”. Um dos principais objetivos do Projeto “Trilhas Culturais” é potencializar o cenário cultural em nosso Território, promovendo a integração da música com outras linguagens artísticas. O Trabalho é realizado pela equipe do Projeto Guri com a colaboração dos alunos e familiares, realizando o mapeamento e identificando expressões artísticas e culturais do nosso município.  A finalidade é descobrir e identificar onde estão localizados esses artistas, e consequentemente formar um elo cultural com o Projeto Guri. A equipe do Projeto agradece aos colaboradores: Paróquia Sant’Ana que cedeu o espaço, Edson Lopes Marcenaria, Papelaria Menil, Arte e Flor – Floricultura e Decoração, Falcão Foto e Arte, Angelino Junior , Departamento de Cultura e Turismo e Prefeitura Municipal..