Educação - Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019

ESCOLAS MUNICIPAIS ENCERRAM NO MÊS DE SETEMBRO O PROJETO PAZ 2019

Projeto Paz: educação para a solidariedade e  consciência ambiental O Departamento de Educação da Prefeitura de Vargem Grande do Sul realizam todos os anos, a partir do mês de março, o Projeto Paz. Este projeto foi inicialmente idealizado pela  professora Rosana Cadini, no ano de 2005 quando era diretora da EMEB “Prof. Henrique de Brito Novaes”,  e desde então passou a ser realizado por todas as escolas da rede municipal. O Projeto Paz busca trabalhar os valores de amizade, solidariedade e meio ambiente através de diversas atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula como textos, poemas, cartazes e promoção diária de atitudes que expressem paz e respeito ao semelhante. Como ação concreta o projeto volta seu olhar para as entidades assistenciais de nossa cidade e busca ajudá-las com o que necessitam, como alimentos e produtos de higiene. Cada uma das sete escolas  ajudará uma entidade com as doações arrecadadas pelos alunos. Na finalização do projeto é feita a entrega das doações aos representantes da entidade, que muitas vezes vai até a escola para partilhar um pouco do trabalho que realizam com a comunidade escolar. Um outro braço do Projeto Paz é a consciência ambiental. As escolas estão desde o início deste ano arrecadando o sucatas (latas de alumínio, garrafas PET, papelão…) que ao invés  de ser tratados como lixo  a ser descartado  na natureza  passam a ser considerados materiais recicláveis  com valor agregado,  que deixam de poluir para ajudar a quem necessita. Desde o início do ano, até os meses de maio e junho, todo material reciclado arrecadado pelas escolas é revertido em cestas básicas  para famílias carentes da comunidade. A educação ambiental deve ir além de apenas discussões, seja em sala de aula ou na sociedade, é buscar promover atitudes de preservação do Meio Ambiente. O Projeto Paz contempla essa ação direta retirando da natureza o lixo e transformando-o em solidariedade. Desde o ano de 2017 as escolas também estão arrecadando os lacres de latas de alumínio para a aquisição de cadeiras de rodas e equipamentos para a entidade Grupo Mão Amiga de nossa cidade. O empenho por parte dos alunos e da comunidade possibilitará a compra dessas cadeiras e equipamentos. A  Paz não pode ser somente um sonho, mas a união de pequenos gestos, de pequenas mãos que juntas constroem a solidariedade efetiva e a preservação de nossa casa que é o Planeta Terra. Nesta quarta–feira, dia 18, a EMEB “ Nair Bolonha realizou o encerramento do “Projeto Paz”,  além de arrecadar lacres e  produtos de  limpeza , realizou  uma caminhada da paz  para conscientizar um maior número de pessoas. Participaram da caminhada, a idealizadora do Projeto Paz, a sra. Rosana Aparecida Cadini e também os familiares de nossos alunos. Buscar alternativas de paz, com ações transformadoras da realidade, vivenciando no dia-a-dia escolar, propõe à família uma nova visão de mundo. Queremos um mundo de amor e paz! “Não existe um caminho para a paz. A paz é o caminho” (Gandhi).