Educação - Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO REALIZA PROJETO UNIÃO FAZ A VIDA

O Departamento de Educação da Prefeitura de Vargem Grande do Sul em parceria com o SICRED, está desenvolvendo na rede Municipal de Ensino o Projeto “União Faz a Vida” com o trabalho das professoras com as criança de 0 a 3 anos de todas as creches municipais. O objetivo é trazer a comunidade como parceira, promover a cooperação e a cidadania, alcançar uma sociedade mais justa e igualitária e trazer o fortalecimento entre a comunidade e escola. Inicialmente os professores de cada creche fez um levantamento das características do público que atende e a partir deste estudo surgiram temas diferenciados em cada unidade escolar, iniciando assim os trabalhos junto às crianças, através de teatros, desenhos, histórias, atividades lúdicas e jogos. Na creche E.M.E.I. “Geraldo Cara Rinaldi”, as educadoras Fabiana Tibério Martins e Márcia Helena Ricci estão desenvolvendo com as crianças do berçário 2, o tema “Transformando Música em História”, baseado na música “O Sítio do Seu Lobato”, que tem como estratégia de ensino a ludicidade. Em uma das etapas do projeto o trabalho está sendo realizado com os estudos de animais, suas características, onde vive, costumes e alimentação. As educadoras desenvolvem atividades de acordo com cada animal fazendo trabalhos com E.V.A, mostrando que tipo de alimento o animal come e neste dia sendo oferecido para as crianças os mesmos alimentos para melhor interação. As crianças também puderam levar seus animais de estimação em um dia especifico para mostrar aos colegas. Em uma das etapas do projeto, também foi realizada a visita ao Rancho Nossa Senhora Aparecida, onde as crianças puderam interagir com cavalos que são personagens da canção, observaram seus hábitos e características de maneira concreta, essa experiência além de estimular diversas habilidades em cada um dos alunos, desenvolve respeito e carinho pelos animais e pela natureza. As educadoras da Creche “Maria Pereira da Fonseca- Dona Zinha Cordeiro”, estão trabalhando com o berçário I, focando aspectos do conhecimento do eu e do outro, ou seja, o autoconhecimento.  Com o título “Espelho, espelho meu?” e a abordagem diz respeito a atividades com espelho, cubos de fotos, fotos individuais e fotos da turma. Dessa forma trabalha-se o eu, o outro e a autonomia. O Berçário II está trabalhando os órgãos dos sentidos, ou seja, após a criança conhecer a si e ao próximo, é enfatizado as sensações, que são possíveis a partir das experiências com os colegas e o próprio corpo. Dentro deste projeto, realizam a prova de sabores, brincadeiras utilizando a visão e o olfato, as atividades rítmicas com a bandinha e objetos de sucata e ainda, a parte tátil, onde os pequenos exploram com muito entusiasmo. O Maternal I está sendo realizado uma abordagem sobre valores e diversidade. Nesta prática, as Educadoras associaram os conteúdos da Apostila com o projeto em si, promovendo significado e inserindo as famílias em suas práticas, de modo a estabelecer um vínculo fortalecido entre Creche e Família. Assim é possível às crianças buscar formas de solucionar seus conflitos, começando pelas palavras mágicas e depois estabelecer regras com os demais colegas, buscando resolver conflitos de uma forma harmônica. O Maternal II está desenvolvendo os cuidados básicos com a terra, abordando o tema horta: cuidados, plantio, rega e colheita. Para isso foram construídos canteiros na creche, onde as crianças puderam colocar a mão na massa. As educadoras contaram com a colaboração de um avô que tem sítio e o mesmo auxiliou neste processo. Para finalizar este processo vai ser realizado uma expedição até o Sítio Boa Terra, onde as crianças terão oportunidade de participar do processo de plantio, colheita e cuidados, dança circular, trilha pela plantação de ervas aromáticas e ainda saborear um lanche com os produtos do Sitio. PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. O projeto está sendo realizado em parceria com o Departamento de Educação. A essência do Programa ocorre a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade..