Educação - Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019

ESCOLAS E CRECHES MUNICIPAIS REALIZAM ATIVIDADES FOLCLÓRICAS

Durante o mês de agosto o Departamento de Educação da Prefeitura de Vargem Grande do Sul está realizando diversas atividades com os alunos da rede municipal resgatando as tradições culturais. Brincadeiras de roda, contação de histórias, teatros, lendas, advinhas e cantigas são   atividades que estão sendo desenvolvidas de acordo com a faixa etária das crianças, sendo assim ensinando os alunos com métodos educacionais envolvendo a cultura com a alfabetização. A escola EMEB. Prof. Francisco Ribeiro Carril, esta desenvolvendo dentro e fora da escola, temas como: Cantigas de roda, parlendas, contação e dramatização de lendas, apreciação de literatura de cordel, brincadeiras populares, campeonato de pipas, culinárias, exposição de plantas medicinais, trava-línguas, ditados populares, entre outros. Cada série ficou responsável por um tema e também pela exposição da mesma. “Observamos que os alunos estão bastante motivados, pois conseguem perceber que o Folclore está presente em todos os momentos de nossas vidas: na canção de ninar, nas histórias, nos quitutes, na maneira de falar, nos costumes e brincadeiras” contou a coordenadora pedagógica Rosana Pereira. Ao final do mês acontecerá uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, pois  a cultura de um povo é um bem precioso e que deve ser cultivado. O Folclore O Congresso Nacional  oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do Folclore Brasileiro. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração. A data é marcada por várias comemorações onde também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas. Entre as principais lendas, superstições e festas populares do Brasil, temos: Saci-pererê, Curupira, Iara, Bumba meu boi (que também é celebrado em festa), Lobisomem, Mula sem cabeça, Carnaval, frevo e maracatu rural, o forró, a catira, a quadrilha entre outros..