Assistência Social - Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019

CONFERÊNCIA DO IDOSO ACONTECE DIA 28 DE MARÇO

O mundo está ficando mais velho e o país envelhecendo rapidamente. Todos enfrentam o desafio de oferecer à população idosa que cresce cada vez mais, o que necessita para viver com dignidade. A expectativa de vida no mundo, que era de 50 anos em 1900, passou para 79 em 2000. Essa é a maior conquista da humanidade no século XX e o grande desafio do século XXI e para enfrentar esse desafio é preciso o envolvimento de todos nas discussões e propostas e a Conferência do Idoso é uma importante ferramenta para essas discussões. O CMI – Conselho Municipal do Idoso e o Departamento de Ação Social, em reunião marcou a data da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Vargem Grande do Sul, que acontecerá no dia 28 de março de 2019, no pátio do CRAS, à rua 1º de Maio, 359 – Centro O evento está sendo organizado por comissão especialmente designada e terá como terma central “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. Toda população está convidada para discutir os seguintes eixos: I – Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas, Subeixos: Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer; II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana; III – Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. De acordo com a presidente do CMI, Conceição Aparecida Della Torre Cachola, a participação do poder público e sociedade civil envolvendo pessoas que trabalham diretamente na rede de serviços e também os usuários, é essencial para a construção de metas que visem à melhora do atendimento ao idoso no município. “Estaremos convidando a todos e esperamos sermos atendidos neste chamado que interessa a todos nós”, disse. A 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Vargem Grande do Sul tem uma Comissão de Planejamento e Organização que está trabalhando intensamente para realização da mesma. A Comissão tem representantes do Poder Público e da Sociedade Civil sendo: Representantes do Poder Público: Sandra Marina de Souza Legnaro Coelho; Eliana Aparecida Rici Cândido; Deise Aparecida dos Santos Salvador; Patrícia Maria Teodoro Ribeiro. Representantes da Sociedade Civil:  Conceição Aparecida Della Torre Cachola; Irmã Elisabeth Célia Leandro; Irmã Aparecida Donizete de Freitas; Regina Célia Gasparini..