Educação - Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

CRECHE “D. ZINHA CORDEIRO” INICIA ATIVIDADES

Com a presença da comunidade do Jardim Fortaleza, autoridades, família da Dona Zinha Cordeiro, diretoras, professoras, a nova equipe que estará à frente da creche e diretores da Prefeitura foram iniciadas as atividades da Creche Municipal Maria Pereira da Fonseca – “D. Zinha Cordeiro”, em cerimônia realizada na tarde do dia 11 de julho. A cerimônia foi dirigida pelo chefe de Gabinete Celso Henrique Bruno, que convidou para frente do evento, o prefeito Amarildo Duzi Moraes; Renata Regina Taú Perroni diretora de Educação Municipal; Isabel Cristina da Costa assessora de Educação Infantil da Creche “D. Zinha Cordeiro”; padre Marcelo Aparecido Moura, pároco da Paróquia Santa Luzia e João Paulo II, representando a Igreja Católica; pastor Anderson José da Silva, da Igreja Sara Nossa Terra, representando as Igrejas Evangélicas; a sra. Maria Antônia Fonseca Amaral Buzato, a Toninha, filha da homenageada d. Zinha representando a família e os Centros Espíritas; também os vereadores Carlos Alberto Seixas, Carlos Eduardo Scacabarozi, Célio Santa Maria, Guilherme Contini Nicolau, José Luís dos Santos e Laércio Inácio Anacleto. O vereador Antônio Sérgio da Silva justificou a ausência por motivo de viagem a trabalho. A coordenadora pedagógica do Ensino Infantil, Valderis Aparecida da Silva Martins, leu um pequeno histórico da vida de d. Zinha Cordeiro, esposa do conhecido Cordeiro, mãe de 4 filhos, teve sete netos onze bisnetos e seis tataranetos. Foi vereadora, mulher batalhadora e que se dedicou a ajudar ao próximo em diversas campanhas que realizou. Fundadora do Albergue Noturno “Heitor de Andrade Fontão”, através do Centro Espírita do qual fazia parte. A assessora de Educação Infantil, Isabel Cristina da Costa falou da sua alegria em estar à frente desta creche e do trabalho na Educação. O vereador Zé Luís falou do orgulho de, como d. Zinha, ser de origem humilde e conseguir alcançar um cargo de grande importância como vereador para o município e destacou a necessidade das creches na vida das crianças, agradecendo a prioridade que o prefeito Amarildo vem dando para esta área. O vereador Célio também falou da importância da Educação e do trabalho do prefeito nesta área. Em nome da família, d. Toninha, filha da d. Zinha Cordeiro, emocionada lembrou do trabalho de sua mãe e dos ensinamentos que ela deixou de amor ao próximo, à família e suas crenças. Falou de sua dedicação ao Albergue Noturno que hoje recebe o nome de Casa de Passagem e sua preocupação para com os mais necessitados. Agradeceu o carinho do prefeito Amarildo e toda a equipe e disse estar orgulhosa pelo início dos trabalhos na creche que leva o nome de sua mãe e vai abrigar centenas de crianças oferecendo-lhes atenção, alimentação, educação e cuidados. “No plano astral que mamãe está, com certeza está muito feliz do que está acontecendo hoje. Obrigada a todos.” O prefeito Amarildo falou do trabalho de d. Zinha Cordeiro no município. Destacou também o investimento de cerca de R$ 270 mil para colocar a creche em funcionamento. A Creche “D. Zinha” foi inaugurada no final de 2016, mas não foi colocada em funcionamento devido a vários problemas estruturais, dentre eles, a falta do sistema de esgoto que foi corrigido. Amarildo lembrou que foi em sua outra administração que a creche D. Zinha foi conseguida. O prefeito falou ainda das dificuldades financeiras da prefeitura e também dos recursos conseguidos junto aos governos federal e estadual para que a cidade pudesse receber obras que estão sendo realizadas, dentre elas, recapeamento de vários bairros na cidade. Agradeceu aos deputados que estão ajudando a cidade, inclusive aos que apoiaram para a vinda da creche Zinha. Amarildo explicou sobre a situação da creche do Jardim Iracema cujas obras estão paralisadas devido a problemas com a empresa que realiza a obra, e também da construção de outras duas creches e da escola Professor Flávio Iared, que irá oferecer ensino em tempo integral. “Com estas novas creches, teremos condições de dobrar o atendimento feito atualmente para nossas crianças com mais de 500 novas vagas. Agradecemos imensamente a toda a equipe do Departamento de Educação pelo trabalho realizado e aos deputados que vem nos apoiando nas solicitações em prol do município. Parabenizamos aqui a família da d. Zinha Cordeiro pela homenagem recebida. Uma pessoa sem dúvida, que fez a diferença em nossa cidade trabalhando especialmente para pessoas carentes”, disse o prefeito. A diretora de Educação, Renata Taú entregou um buquê de flores à d. Toninha. Após o padre Marcelo fez a bênção e o pastor Anderson fez uma oração com todos os presentes. Encerrando a cerimônia, foi feito o descerramento da placa de início das atividades da Creche D. Zinha Cordeiro e todos foram convidados a conhecer as instalações..