Assistência Social - Terça-feira, 26 de Junho de 2018

SERVIDORES FAZEM CAPACITAÇÃO DE ACOLHIMENTO E ATENDIMENTO AO CIDADÃO

A Prefeitura Municipal promoveu para os servidores da Saúde e Ação Social neste primeiro momento, capacitação para o acolhimento e atendimento ao cidadão através do SENAC. Com o objetivo de abordar e ensinar os servidores para a excelência e qualidade no atendimento, as capacitações abordaram os relacionamentos interpessoais da equipe de trabalho, diretos e deveres dos servidores; comunicação eficiente aliada à satisfação do munícipe; servidor público como agente promotor de direitos assegurados pelas políticas. Temas que envolveram a humanização no atendimento com o posicionamento ético e sensível às necessidades. Foi amplamente discutido a necessidade do acolhimento e da escuta; da inteligência emocional nos momentos de conflitos, postura profissional, disciplina e organização e a comunicação empática em diferentes situações; envolvendo a temática de acolhimento do cidadão. A capacitação para a área da Saúde foi realizada nos dias 16 de maio e 9 de junho, ambos com três horas cada e foi ministrada pela enfermeira Luciana Mendonça no auditório do PPA. Já a equipe da Ação Social, foi capacitada nos dias 29 de maio e 06 de junho na sala coletiva do CRAS. A capacitação para a área da Ação Social foi ministrada por Valdelene Silva de Jesus do SENAC. “Foi bastante gratificante a participação no Curso de Acolhimento, pois, nós funcionários do Departamento de Ação Social, tivemos a oportunidade de refletir sobre possibilidades para buscar maior qualidade no atendimento prestado às famílias que necessitam do nosso apoio e serviços. Considero que nossos papéis profissionais demandam grande responsabilidade e dedicação para auxiliar ao público atendido a superar situações de vulnerabilidades e riscos sociais. Foi possível também discutir nossos papéis, competências e responsabilidades, obtendo orientações sobre como desenvolver uma melhor comunicação, posicionamento ético e postura profissional, além do trabalho conjunto de articulação em rede socioassistencial”, relatou a psicóloga do CREAS, Priscila Manzoni. A Coordenadora do CRAS, Patrícia Helena Ferreira Quilez, considera que a capacitação mostrou a importância do trabalho em equipe sempre preservando a essência de cada indivíduo em seu atendimento, bem como várias possibilidades de abordagens, e assim assegurando uma prestação de serviço com eficiência para a população. O prefeito Amarildo destacou a importância das capacitações. “Estar oferecendo aos servidores reciclagens, capacitações onde possam haver trocas de experiências, aprendizado e maior entendimento entre as equipes, é essencial; dando aos servidores condições de realizar bem seu trabalho de acolhida, atendimento e encaminhamentos da população que precisa. Um atendimento humanizado faz toda a diferença para as pessoas”, destacou o prefeito afirmando que o trabalho de capacitação deve continuar junto aos servidores..