Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 14 de Junho de 2018

DIVERSAS ATIVIDADES MARCARAM A SEMANA DO MEIO AMBIENTE

O departamento de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com o departamento de Educação da Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul, desenvolveram várias atividades que fizeram parte da comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na última terça-feira,  dia 5. Durante os dias 4 a 8 de junho as escolas da rede pública de ensino elaboraram um cronograma de atividades com o objetivo de incentivar a conservação, defesa e preservação do meio ambiente, com palestras educativas, além de confeccionarem cartazes que foram colocados nas escolas e espalhados pela comunidade; maquetes feitas através de materiais reciclados; passeatas no entorno das escolas e aprenderam a fazer sabão ecológico, entre outras atividades. “Os alunos foram conscientizados sobre a preservação do meio ambiente e esperamos que esta consciência se alastre entre presentes e futuras gerações. Durante essa semana foi trabalhada a educação ambiental dentro e fora da sala de aula com projetos que envolveram os alunos e a sociedade”, explica a diretora do departamento de Educação, Renata Taú Perroni. Na escola “Nair Bolonha”, por exemplo, os alunos dos 4º anos ficaram empolgados com o projeto horta do caderno Anglo, limparam, prepararam a terra e plantaram as mudas oferecidas pela parceria Cooperbatata com a orientação do agrônomo Leandro dos Santos. Já os 5º anos trabalharam a todo vapor com o projeto Agronegócio, realizando visitas, nesta semana no Viverão, em São José do Rio Pardo, conhecendo desde a germinação, plantio e colheita. No sábado, dia 9, em parceria com a empresa Thebe/Ebara Corporation foi realizada na Praça Capitão João Pinto Fontão a distribuição de mudas frutíferas nativas e mudas nativas para calçadas e área rural. Ao todo foram doadas mais de 250 mudas de árvores. “Devido a grande procura, disponibilizamos a retirada de mais 150 mudas que ficam a disposição no viveiro municipal”, disse o diretor do departamento de Meio Ambiente, Marcelo Cossi. No stand colocado na Praça estavam presentes: além do presidente da Thebe/Ebara, diretor financeiro CFO, Vasco Cardeira ; diretor adjunto fiscal financeiro, Atsunari Tamay e outros 7 funcionários que colaboraram na distribuição de mudas juntamente com a equipe do departamento de Meio Ambiente da Prefeitura. Finalizando a comemoração da semana do Meio Ambiente o presidente da empresa Thebe/Ebara Corporation, Roberto Massahiro Serikawa juntamente com Marcelo Cossi realizam o plantio de uma muda de espécie Cerejeira, árvore simbólico do Japão, na Praça Capitão João Pinto Fontão. DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS Para quem desejar adquirir muda de árvore do viveiro municipal gratuitamente, basta o interessado procurar o departamento de Meio Ambiente, no prédio da Prefeitura Municipal, localizado na Praça Washington Luíz; nº 643 e solicitar a aquisição para a retirada da mesma..