Educação - Terça-feira, 15 de Maio de 2012

Maior escola da rede municipal levará o nome do professor Flávio Iared

“A maior escola da rede municipal teria que receber o nome de um grande educador”, disse o prefeito Amarildo Duzi Moraes, na tarde do dia 4, durante a inauguração do Bloco Beatriz Defácio Correia Leite na escola Mário Beni, reforçando a homenagem que fará ao professor Flávio Iared dando seu nome à escola que começou a ser construída no Jardim Fortaleza. Para construir a maior escola da rede municipal que vai homenagear o professor Flávio Iared, foram desapropriados aproximadamente 23.000,00m²; com investimento em torno de R$ 400.000,00. Fundação da futura Escola Municipal Flávio Iared A obra é um verdadeiro complexo educacional, com projeto que contará com salas de ensino fundamental e infantil, auditório e quadras esportivas. A estrutura será feita da mesma forma que foi a da escola Nair Bolonha, localizada na COHAB IV; mas com diferencial de ter quatro salas a mais. Também onde a escola Nair Bolonha tem a quadra interna; no projeto da escola Flávio Iared estará um auditório com capacidade para 300 pessoas. O prefeito informou que o município não tem um local amplo para a realização das capacitações dos professores e o auditório virá justamente para atender a essa necessidade, reunindo todos os professores, além de também ser utilizado para outros eventos. A escola Flávio Iared terá quadras do lado de fora para as atividades dos alunos. A nova escola possuirá dois pavimentos, e de acordo com o projeto desenvolvido pelo Departamento de Obras, terá uma área total construída de 3.540,00 m², sendo do pavimento térreo 2.340,00m² e do pavimento superior cerca de  1.200,00 m² de construção. Serão 16 salas, sala de informática, biblioteca, pátio coberto, espaço interno com auditório; setor de serviços para cozinha, despensa e refeitório, setor administrativo com salas para coordenador, diretor, vice diretor, secretaria, sala de reuniões, sala de professores, depósito e almoxarifado. No projeto constam ainda sanitários independentes para pavimento superior, pátio, setor administrativo, funcionários e auditório; além de uma sala para atendimento de dentista. A empresa vencedora da licitação Jair Mauch Gianuci Me, já realizou todo o trabalho de terraplanagem e agora a obra está na sua fundação. A intenção do prefeito Amarildo seria ainda que a escola Professor Flávio Iared oferecesse o ensino em sistema integral, onde o aluno entra às 7h00 na escola e sai somente às 17h00, ficando o dia todo na escola com atividades de educação, esporte, cultura e entretenimento; mas a concretização deste projeto vai depender da demanda da escola. Ao falar da homenagem, o prefeito destacou. “A decisão desta homenagem não é somente do prefeito. Tenho certeza de que todas as pessoas que militam na educação e conheceram o professor Flávio, todo seu trabalho e tudo o que ele representa para a educação do município; comungam do mesmo pensamento de que esta é homenagem mais que justa”, disse. O homenageado – O anúncio da homenagem ao professor Flávio Iared foi bastante aplaudido pelo público, que reconhece o trabalho de mais de 40 anos do educador em prol da educação do município. Professor Flávio, nasceu em Itapetininga, filho dos imigrantes árabes Calil e Anice Iared, após trabalhar nas cidades de Terra Nova, Nova Pátria, Dracena, Pariquera, Adamantina, Perdões e Piracaia, chegou a Vargem Grande do Sul no ano de 1963 para atuar como diretor da mais antiga escola da cidade, a “Benjamin Bastos” e no mesmo casou-se com a professora Márcia Aparecida Ribeiro. Trabalhou pela educação atuando como diretor de escola dando sua imprescindível contribuição ao ensino; pois além de se dedicar à direção, foi também mestre e orientador dos professores, funcionários e alunos, primando sempre pelo respeito ao ser humano, à dignidade, à liberdade de expressão e ao desenvolvimento da criança em todas as suas fases; Também exerceu o cargo de diretor municipal de Educação e, mesmo após aposentar-se em 1983, continuou trabalhando desta vez como professor do Magistério na escola “Alexandre Fleming” até 2003 e; pelos seus préstimos, foi também agraciado com o título de Cidadão Vargengrandense. Vítima de um câncer com o qual lutou durante 5 anos,  o professor Flávio faleceu em 18 de dezembro de 2010, aos 77 anos..