Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 19 de Abril de 2012

1º Torneio de Pesca foi sucesso

Cerca de 2 mil pessoas compareceram na Sexta Feira Santa, dia 6, ao 1º Torneio de Pesca na Barragem Eduino Sbardelini. Previsto para ter início 7 horas, logo pela manhãzinha já era intensa a movimentação na Barragem, com a chegada dos pescadores que já cativavam seus famosos “poços” em busca de uma farta pescaria. Torneio de Pesca realizado na Sexta Feira Santa A organização por conta do Departamento de Meio Ambiente, sob a coordenação do diretor Marcelo Marini Cossi, contou com a participação efetiva do prefeito Amarildo Duzi Moraes, do vice Antonio Sérgio da Silva; do diretor de serviços Urbanos e Rurais, Carlos Rabelo de Andrade que acompanharam todo o evento, além de voluntários que engajados, trabalharam no evento. O patrocínio das lojas de pescas “O Bonzão” e “Anzol de Ouro”, ofereceu brindes para o sorteio para os participantes e também montaram barracas para atender aos pescadores de última hora que queriam participar, mas não tinham as “tralhas” necessárias. Um veículo equipado com sistema de som se deslocava por toda a Barragem, passando informações aos pescadores que estavam espalhados por toda a margem do lago. O pessoal tomou conhecimento das regras do torneio e também foi devidamente orientado quanto à destinação do lixo que fosse produzido durante a pescaria e que fosse direcionado para os latões que foram colocados ao longo das margens da represa. Cada pescador só podia utilizar duas varas comuns de bambu ou telescópica, não sendo permitido o uso de molinete ou de outros expedientes como forquete, por exemplo. Um pouco antes do meio dia foram sorteados os brindes oferecidos pela loja Anzol de Ouro e às 12 horas a pescaria foi encerrada para ser iniciada a premiação. Foram premiados com uma bicicleta, oferecida pela loja O Bonzão, o pescador mais velho, sr. Luís Módena, de 84 anos, acompanhado de sua esposa Dª Josefa Araújo de Amorim, de 79 anos, que ganhou uma maletinha de pesca; como pescador mais novo, foram premiados os garotinhos Pedro Henrique Costa, de 2 anos e 11 meses e Miguel Carvalho da Costa, de 1 ano e 6 meses. Outra bicicleta foi entregue ao garoto Lucas Henrique Martins, que pescou a maior tilápia pesando 1,360 kg. A equipe Nascido para Pescar Forçado a Trabalhar levou os prêmios de pescador mais caracterizado e de mais consciente em relação ao respeito ao meio ambiente. Pelas quantidades pescadas foram premiados Fernando Gambarotto, que pescou 22 unidades pesando 11,300 kg; Ednilton Teixeira Alaion com 18 unidades e 11,100 kg e Elton Felisberto que também pescou 18 unidades com 11,000 kg de peso. Houve ainda premiação para a melhor história de pescador e o vencedor foi Renato dos Santos, ficando em segundo lugar, José Luís Tartarini. O Diretor de Agricultura e Meio Ambiente, ressaltou o sucesso do evento e agradeceu aos patrocinadores Bonzão e Anzol de Ouro pela parceria e pelos brindes e prêmios que foram ofertados aos participantes. Falando aos presentes, o prefeito Amarildo disse da satisfação em ver um público tão grande, com crianças, jovens, idosos, prestigiando o torneio e destacou que irá estudar a possibilidade de outra edição do torneio ainda este ano e que tem certeza que irá se tornar uma tradição em nossa cidade. “O evento reuniu a família vargengrandense num momento de descontração, diversão e lazer para um esporte que é muito praticado na cidade, a pesca. A oportunidade trouxe os pescadores e sua família para junto da Barragem e além do bom papo, das brincadeiras, brindes, o pessoal também pode pegar o peixe que vai servir na refeição da Sexta-feira Santa, que tem como tradição comer peixe. Aproveitamos para agradecer a todos que participaram trazendo suas famílias, aos que se empenharam em organizar e realizar o evento que ficará marcado no calendário de nossa cidade”, disse. Mais imagens do evento aqui..