Cultura - Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

Biblioteca reinicia Hora do Conto

Após o período de férias escolares, o projeto a Hora do Conto reiniciou nesta semana com o tema “A Festa no Céu” de Ângela Lago, sendo realizado na Biblioteca Municipal “Victor Lima Barreto”, na Rua Batista Figueiredo, nº 235, no Centro, sob a coordenação da diretora de Cultura, Márcia Aparecida Iared. A Hora do Conto é um momento mágico para as crianças, que ouvem as histórias com interação, incentivando a imaginação e a criatividade, com o objetivo contar histórias para as crianças de forma alegre e agradável, atraindo para o universo da literatura e, dessa maneira, ajudando na formação de novos leitores. A assessora do Departamento de Cultura, Natália Moreira, comentou que ouvir e contar histórias é fundamental para o desenvolvimento da identidade da criança, pois através dos contos ela tem a possibilidade de ensaiar seus papéis na sociedade, adaptando-se a situações reais e colocando-se dentro da história. “Ouvir história também desencadeia ideias, opiniões, sentimentos e a criatividade dos alunos, antecipando situações que a criança só iria experimentar na vida adulta. O mundo da imaginação infantil é uma caixinha de surpresas maravilhosa”. Uma Festa no Céu conta a história de uma festa que vai acontecer no céu, e os bichos sem asas estavam tristes de fazer dó. Mas a tartaruga não se deu por vencida e decidiu que ia à Festa. Será que ela vai conseguir? Um texto lúdico em que o real, o mágico e o fantástico são apresentados em linguagem simples e com belíssimas ilustrações da autora. No final de cada apresentação as crianças participam de atividades como forma de interação com as histórias contadas, de acordo com cada faixa etária. A Hora do Conto é apresentada aos alunos da rede pública de ensino e particulares de forma gratuita, às segundas-feiras e quartas-feiras às 8h e às 14h..