Cultura - Terça-feira, 01 de Agosto de 2017

Romaria trouxe fé e devoção pelas ruas da cidade

Cerca de 4000 romeiros participaram da tradicional Romaria dos Cavaleiros de Sant´Ana Por mais um ano, a Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana levou as ruas várias pessoas para assistirem a passagem dos romeiros de Vargem Grande do Sul e de inúmeras cidades do Brasil. De acordo com informações da Comissão Organizadora e da Guarda Civil Municipal, cerca de 4000 romeiros participaram a cavalo, mulas, charretes, tropas, carros de boi, em comitivas ou sozinhos, todos com o propósito de louvar. As ruas que fizeram parte do trajeto receberam milhares de pessoas que acompanharam o desfile dos romeiros, se espalhando em diversos pontos da cidade. À frente da Romaria, os estandartes da Senhora Sant´Ana, de Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião, as bandeiras do Brasil, de São Paulo, de Vargem Grande do Sul e da paz, seguidas pelo padres Paulo Roberto dos Santos, pároco de Sant´Ana. Os principais pontos foram a saída da Paróquia de São Joaquim, passagem pelo Cruzeiro da Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde estava o pároco de Nossa Senhora Aparecida, padre Edson Valin Dainesi dando as bênçãos aos romeiros, a Av. Hermeti Piochi de Oliveira e a Praça da Igreja Matriz de Sant´Ana, onde foi montada uma arquibancada tendo a maior concentração de público. Ao longo do desfile, as comunidades religiosas também fizeram sua homenagem, fazendo-se representar nos carros de bois; assim como o carro que levou a Rainha, as Princesas e madrinha do Rodeio deste ano; respectivamente Isabela Galles Marino, Letícia Alves, Mariana Teixeira e Jéssica Albuquerque. A tradição da Romaria é tão forte quanto sua fé e os romeiros ausentes, que por tantos anos ajudaram a manter este evento, foram lembrados num momento de emoção na passagem dos cavalos selados e desmontados. No palanque, o prefeito Amarildo Duzi Moraes e a primeira dama Maria Aparecida Teijada Moraes, acompanhados de diversas autoridades, receberam os romeiros. Na Praça Washington Luís, a Comissão Julgadora analisou o desfile e fez as premiações aos destaques e distribuiu medalhas de participação. A organização dos participantes ficou por conta dos guarda filas, que estavam em 20 pessoas e acompanharam a Romaria durante todo o percurso. A passagem da gigante imagem confeccionada pelo departamento de Cultura, de Nossa Senhora Aparecida ao som de seu tradicional hino, arrancou aplausos e lágrimas de muitas pessoas nas arquibancadas e nas ruas da cidade. O prefeito Amarildo destacou o caráter religioso da festa e sua tradição, atraindo milhares de pessoas de Vargem e todo o Brasil para participar e prestigiar a Romaria que completou 43 anos. “Parabenizo a Comissão Organizadora, aos Departamentos da Prefeitura envolvidos pelo trabalho e dedicação; a todos os romeiros e comunidades que participaram com fé e louvor; aos padres e, especialmente, ao público que se concentrou por todo o trajeto da Romaria para assistir, prestigiar e louvar a Padroeira juntamente com os romeiros; num evento de tradição de nossa cidade e um momento de fé”, disse. A diretora do departamento de Cultura e Turismo e presidente da Comissão Organizadora, Márcia Aparecida Ribeiro Iared, agradece a todos aqueles que se manifestaram cumprimentos pela realização da nossa 43ª Romaria de Cavaleiros de Sant’Ana. “Quero dividir o sucesso deste evento com a nossa tradicional comissão organizadora e com todos os setores envolvidos e em especial ao departamento de Cultura que não viu horas nem lugar para se dedicar ao evento. Nossa expectativa de integrantes foi superada tanto quanto ao número de romeiros como quanto ao cuidado que todos tiveram com sua própria participação nesta Romaria, que logo após o atrelamento dos bois nos carros, foi precedida de uma benção pelo Padre Ricardo, que naquele momento congregou a atenção de todos os cavaleiros que lotavam a Praça da Igreja de São Joaquim”, contou. Márcia comenta que pela primeira vez viu lotada de moradores toda a Avenida Teotônio Vilela e demais ruas dos bairros acima do asfalto por onde os romeiros passaram. A região da Igreja de Nossa Senhora Aparecida onde o cortejo passa para beijar as fitas do cruzeiro e pedir as bênçãos de Aparecida na igreja construída pelo Padre Donizetti Tavares de Lima. “Em todo centro da cidade podia se notar que o público presente vinha de diversas regiões assim como era anunciado sempre pela locução da Romaria, a grande quantidade de cidades que aqui compareceram com grande numero de animais. O cortejo das charretes foi enorme assim como de belos cavalos, mulas traiadas, bois, entre outros, com destaque a bela carruagem e ao lindo carroção que de São João da Boa Vista também veio prestigiar Sant’Ana”. Cacique e Pajé Antes de acompanhar a passagem dos romeiros, o público da Praça da Matriz de Sant’Ana assistiu da dupla sertaneja Cacique e Pajé, que encantou o público com sua música raiz e suas histórias em toda sua carreira. São vários anos de trabalho, sendo uma das duplas que ajudou a intensificar a música sertaneja no Brasil..