Cultura - Terça-feira, 04 de Julho de 2017

“Culinária Divertida” abre inscrições para voluntários

O projeto “Culinária Divertida” desenvolvido pelo departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura acompanha as férias escolares e neste período está realizando as inscrições para futuros cozinheiros voluntários.  As aulas de culinária retornarão no próximo semestre e aos interessados em ensinar uma receita para as crianças, as inscrições estão sendo realizadas Biblioteca Municipal “Victor Lima Barreto”, para obter informações entrar em contato pelo telefone (19) 3641-7614. De acordo com a diretora do departamento de Cultura e Turismo, Márcia Ribeiro Iared, o  objetivo da “Culinária Divertida” é despertar o interesse pela leitura, e fazer com que os pequenos tenham noções básicas de cálculo para realizar o preparo das receitas, ensinando a cozinharem de forma segura e saudável, aprendendo conceitos importantes de higiene e limpeza. Com a supervisão de um adulto, as crianças conheceram novos sabores, texturas e exercitaram a criatividade no preparo dos pratos, que no cardápio, são incluídas receitas doces, salgados, sucos e chocolate quente, sempre mantendo o foco na nutrição e boa alimentação. “Quando as crianças cozinham ficam muito mais receptivas a novos sabores e texturas, aceitam mais variedades de alimentos e a mudança de hábitos alimentares se torna mais fácil, pois o entusiasmo de preparar a receita faz com que provem ingredientes antes recusados”, contou a diretora do departamento de Cultura, Márcia. Segundo a diretora, a culinária e a criança são uma combinação que dá certo, no entanto é preciso que algum adulto fique por perto durante todo o preparo da receita. “A cozinha é um lugar lúdico e colocar a mão na massa pode trazer muito aprendizado aos pequenos. Na preparação das receitas eles ajudam de alguma forma, nem que seja só para mexer um pouquinho a massa do pão, ou colocar o último ingrediente na tigela. As aulas de culinária, que mais parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem”, disse..