Assistência Social - Sexta-feira, 02 de Junho de 2017

CMDCA realiza reunião com a rede de proteção a criança e adolescente

Um dia inteiro de trabalhos, discussões, orientações com muito aprendizado aconteceu no dia 30, no auditório da Casa da Cultura, num evento promovido pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Vargem Grande do Sul. A capacitadora contratada pelo CMDCA para o evento, Ana Cristina Souza, falou para professores e diretores de escolas municipais estaduais e particulares; representantes de entidades assistenciais ligadas à criança e adolescente; técnicos de vários Departamentos e do Fórum; conselheiros tutelares; conselheiros de direitos; guardas municipais e ao presidente da Câmara, Wilson Luis Fermoseli Ronqui que compareceram ao evento. Na abertura, a presidente do CMDCA, Eva Vilma da Silva Rodrigues, agradeceu a presença de todos, dispensando o dia de seus afazeres cotidianos para participar da capacitação. “É importante estarmos todos juntos neste momento, mais de 50 pessoas aqui da rede de proteção dos direitos da criança a adolescente, para entendermos qual o papel de cada um e principalmente, que devemos trabalhar juntos porque numa cidade pequena como a nossa, os clientes de cada departamento são praticamente os mesmos e não podemos resolver os problemas sem entendermos o todo da situação e isso só podemos fazer se houver a comunicação entre nós todos”, disse. A capacitadora Ana Cris abriu as atividades dividindo as equipes em 5 grupos e cada um com uma situação vivenciada por crianças e adolescentes para a discussão e opiniões do que fazer. As discussões foram intensas e todos se identificaram com as situações colocadas, pois eram vividas a cada dia. Foram discutidos o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente, o trabalho do Conselho Tutelar, o papel de cada órgão dentro da rede de proteção de direitos, o papel do CMDCA, dentre outras. Ao final do dia, ficou claro a importância da integração da rede de proteção de proteção. “É importante que a rede atue, converse se integre para que tenhamos um bom atendimento na garantia de direitos. Trabalhar na prevenção para que evitar ao máximo possível chegar ao CREAS onde os direitos já foram violados; chegar à Guarda Municipal ou a PM onde a situação da criança ou adolescente já está crítica”, destacou a capacitadora. Aos participantes que deram sua opinião, sugestões ao final sobre o evento, a experiência foi esclarecedora muito importante, pois ali puderam aprender mais e sentir que juntos, com a articulação da rede, o trabalho pode ser mais eficaz e mais rápido. “Agradeço imensamente a todos que compareceram e, especialmente ao apoio dos Conselheiros de Direitos que nos deram o respaldo para a realização desta capacitação que foi muito além das nossas expectativas. Agradecemos ao prefeito Amarildo pelo apoio; às equipe do Departamento de Ação Social e da Casa da Cultura pela ajuda e à capacitadora Ana Cristina Souza que realizou um excelente trabalho. Esperamos poder realizar mais durante este ano; com o objetivo de fortalecer cada vez mais nossa rede de direitos”, disse a presidente do CMDCA, Eva Vilma da Silva Rodrigues..