Cultura - Sexta-feira, 19 de Maio de 2017

Abertura da 17ª Festa das Nações foi sucesso de público

Centenas de pessoas prestigiaram a abertura da 17ª Festa das Nações, que começou nesta quinta-feira, dia 18, na Praça Capitão João Pinto Fontão. O evento é organizado pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal e vai até o domingo, dia 21. A abertura do evento foi realizada por Celso Henrique Bruno, chefe de gabinete que convidou ao palco a diretora de Cultura e idealizadora do evento, Marcia Ribeiro Iared, autoridades e os atiradores do Tiro de Guerra do município que entraram com as bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e Vargem Grande do Sul. Em seguida sob o comando do Subtenente Maurício Manoel da Silva, em momento de grande civismo todos cantaram o Hino Nacional. Representando o Círculo Italiano, Adélia Regina Vidale subiu ao palco com a bandeira da Itália em homenagem aos imigrantes que vieram para o Brasil, ao som do Hino Italiano. O vice-prefeito José Roberto Rotta falou em nome do prefeito Amarildo Duzi Moraes que estava em viagem em busca de recursos para o município. “Sabemos a importância da festa para as entidades que necessitam de verbas no início do ano, e este evento é de grande ajuda. Sem contar nas crianças, jovens e adultos da cidade que aguardam ansiosas para fazerem as apresentações referente à cultura dos países ali representados”, disse. Márcia comentou que “foi uma grande emoção ver naquele palco novamente nossa gente se transformarem em legítimos representantes dos diferentes povos. Tanto nas apresentações coreográficas quanto nas músicas eram todos legítimos portugueses, italianos, espanhóis, árabes, entre outros. Esperamos que a população mesmo com o tempo que não favorece possa de alguma forma comparecer tanto para experimentar os maravilhosos pratos das entidades e principalmente prestigiar aqueles que por três meses se prepararam com máximo cuidado para subirem ao palco e emocionar o publico, como aconteceu na noite de quinta-feira. Guarda chuvas, chapéus e agasalhos não hão de faltar e tenho certeza que jamais se arrependerão”, disse. Além do vice-prefeito, estavam presentes os vereadores Antônio Sergio da Silva, Paulo Cesar da Costa, Célio Santa Maria, Laércio Inácio Anacleto e Carlos Alberto Seixas. APRESENTAÇÕES Marcia Iared convidou a escola E.M.E.B “Prof. Francisco Ribeiro Carril”, para dar início as apresentações com a dança Italiana “Tarantella Funiculli Funiculá”. Mesmo a chuva, não atrapalhou o brilhantismo do evento e muitas famílias se emocionaram com as lindíssimas apresentações de danças e cantos realizadas pelas crianças, jovens e adultos do nosso município. E.ME.B “Darci Troncoso Peres de Carvalho”, representou a África com a dança Waka-Waka, da cantora Shakira. A escola “Padre Donizete” levou ao palco um pout-porri com três músicas dos anos 60 na versão Italiana: “Lacino Cor de Rosa”, Tintarella di Luna” e Datermi um Martello”. Um dos destaques do “Grupo da Cultura” foi o cantor Eder que emocionou o publico com sua linda voz ao cantar reggae  “I Can See Clearly Now”, do filme “Jamaica Abaixo de Zero”, Os alunos do Colégio Externato dançaram a música Country com passos de ballet. Em seguida a canção “Chiquitita” foi representada pelas cantoras do Grupo da Cultura, Luana Silveira e Aline Morgado. Um pequeno trecho do Ballet Lago dos Cisnes foi apresentado pela Associação Amigos da Cultura e 20 bailarinas emocionaram o público. A sensualidade tomou conta do Tango durante a apresentação que foi realizada por Ivair e Tauane. Em seguida Aline Morgado cantou o Hino do Amor, escrito por Édith Piaf, A coreografia de dança do ventre “Solo de Derbake” foi realizada pelas dançarinas Kethellyn, Sabrina, Lígia, Jakeline e Raquel. O tango “Por uma Cabeza”, lindamente representado pelo cantor Matheus Cherubin, falou sobre um apostador compulsivo por corridas de cavalo e perde seu grande amor. Encerrando a noite, o Grupo de Dança da Cultura apresentou a dança cigana..