Educação - Quarta-feira, 29 de Março de 2017

Departamento de Educação realiza atividades em comemoração ao Dia do Circo

A Prefeitura através do Departamento de Educação realizou diversas atividades divertidas e engraçadas para as crianças das escolas e creches municipais em homenagem ao Dia do Circo, comemorado nesta segunda-feira, dia 27, como uma forma de reconhecer e homenagear os profissionais circenses, em especial ao palhaço Abelardo Pinto, conhecido como Piolin, nascido em 1897. A assessora pedagógica, Flávia Gorini Gonçalves comentou que a aprendizagem só acontece se tiver significado para as crianças e como objetivo a vivência na prática pedagógica, com isso a creche “Padre Donizetti” realizou o “Dia do Circo” contando com a colaboração da comunidade Servus Christi, que levou os palhaços Margarida (Suelen Aparecida de Faria Santos)e Kad (Claudemir Aparecido Janez)para animar a criançada. Dando continuidade na atividade, a equipe do Servus Christis estará realizando atividades nas demais creches municipais. Para a diretora de Educação, Rosana Cadini, os profissionais circenses que encantam crianças e adultos de todas as idades foram homenageados com os alunos fantasiados de palhaços e com desenhos sobre o circo. “Os alunos aprenderam sobre o mundo do circo e se divertiram com desenhos de palhaço e com a confecção das fantasias. Ver o sorriso no rosto de uma criança é muito gratificante, e isso aconteceu espontaneamente”. PIOLIN Abelardo Pinto nasceu em 27 de março de 1897, em Ribeirão Preto, em pleno circo, e que pertencia a seus pais, o empresário Galdino Pinto e a artista circense Clotilde Farnesi, especializada em tiro ao alvo. Abelardo foi contorcionista, acrobata, ciclista, músico (tocava violino e bandolim) e, por volta de 1917, passou a fazer o palhaço Careca. Mas logo mudou para Piolin, nome surgido numa brincadeira com suas pernas finas; em 1929 Abelardo incorporou-o a seu nome de batismo, tornando-se Abelardo Pinto Piolin. Era considerado um grande palhaço, que se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Tornou-se mundialmente famoso e chegou a ser homenageado durante a Semana de Arte Moderna de 1922, por Tarsília do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Anita Malfati. [Best_Wordpress_Gallery id=”155? gal_title=”Departamento de Educação realiza atividades em comemoração ao Dia do Circo”].