Assistência Social - Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017

Ação Social promove curso de grafite

Com o objetivo de potencializar a criatividade individual e coletiva com a intervenção no meio ambiente, o Departamento de Ação Social, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, promoveu para os jovens atendidos pelos CREAS, CRAS e Tiro de Guerra, o Curso Intervenções Urbanas – Grafite e sua relação afetiva com a cidade. De acordo com a coordenadora do CREAS, Beatriz Marino Simão Taliba Arten, o projeto foi realizado em parceria com o SENAC, com início no dia 10 de janeiro, terminando no dia 10 de fevereiro, tendo como facilitador Luidi Martins. No início do curso os jovens aprenderam a técnica do grafite, bem como a elaboração de painéis. Luidi enfatizou ao grupo a história do grafite com a finalidade de diferenciar a arte do grafite da pichação. Após todas as orientações do curso, os jovens puderam por em prática o que aprenderam com a intervenção no meio ambiente. Assim, fizeram o grafite no muro externo do prédio do CREAS, parte da Casa da Cultura e parte da antiga Rodoviária, contribuindo com a questão da estética e humanização da paisagem. Buscando também o autoconhecimento para reflexões das questões individuais, sociais, trabalhando assim, as formas de expressão e tolerância das diferenças. Os participantes que obtiveram o percentual de frequência receberam certificado de conclusão. Para o trabalho no local, o Departamento de Ação Social realizou ainda uma primeira intervenção com outro projeto desenvolvido, a Frente Social. Os integrantes da Frente fizeram toda a limpeza do local, para que os jovens pudessem ali expressar sua arte, mudando completamente a paisagem do local. “Foi um trabalho excepcional. O local estava sujo, abandonado e com o projeto da Frente Social pudemos deixá-lo limpo e após, os meninos fizeram o grafite numa forma de expressão diferente na cidade. Agradecemos a todos que participaram para que aquele local fosse completamente mudado, sendo agora agradável a todos que por ali passam e especialmente, para que os jovens pudessem ter esta oportunidade”, concluiu a diretora de Ação Social, Eva Vilma da Silva Rodrigues. [Best_Wordpress_Gallery id=”76? gal_title=”Ação Social promove curso de grafite”].