Cultura - Terça-feira, 17 de Maio de 2016

Festa das Nações: Um mundo de atrações, um mundo de solidariedade

A tradicional Festa das Nações, que completou 16 anos de muito sucesso, reuniu grande público nas quatro noites do evento, de 12 a 15 de maio, trazendo belíssimas apresentações de danças e canto, homenageando diversas culturas. Organizado pela Prefeitura, através do Departamento de Cultura e Turismo, o evento reuniu crianças, jovens e adultos, em um verdadeiro show de talentos na Praça da Matriz. Na abertura, a diretora de Cultura e Turismo, Dôra Avanzi, enalteceu o empenho e dedicação de todas as pessoas envolvidas na realização da festa. Bastante emocionada, ela ainda falou sobre a importância de se investir em cultura e nos talentos vargengrandenses para que possam alçar novos voos na vida, citando ainda a famosa frase do escritor inglês William Shakespeare: “Nós somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos”. Em seguida, o vice-prefeito Zé da Kibon elogiou o trabalho desenvolvido pela organização da festa, destacando também os investimentos feitos nas áreas da Educação e Saúde. Finalizando, Celso Itaroti agradeceu a presença de todos e frisou que a Festa das Nações é um evento genuinamente vargengrandense. Atrações emocionaram o público Durante os quatro dias de festa o público assistiu e se emocionou com as apresentações  dos talentos de nossa cidade. Ao todo, mais de 300 pessoas, desde alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, programas do município, clubes, academias e grupos de canto e dança se apresentaram no palco. “Talento, criatividade, beleza e graça”, essas foram as palavras usadas pela diretora de Cultura, Dôra Avanzi para descrever cada apresentação. A abertura foi feita pelos alunos da escola Dom Pedro II, que representaram o Olimpo grego, fazendo referência aos Jogos Olímpicos, que serão disputados no Rio de Janeiro. Além da Grécia, o Caribe, Estados Unidos, Paraguai e Itália também foram representados pelas escolas Francisco Ribeiro Carril, Padre Donizetti, Gilberto Giraldi e Colégio Externato. O Tênis Clube apresentou uma belíssima sequência do filme “Rio” e o grupo Crazy Boys levou o público ao delírio com as músicas Bang, de Anitta e Metralhadora, da Banda Vingadora. Ao final da primeira noite, a ETEC trouxe o country americano e a banda Les Enfants Terribles encerrou as apresentações com um show de rock. A segunda noite foi dedicada aos talentos musicais vargengrandenses. O Grupo de Canto da Cultura, formado por Lucas, Jefferson, Vitória, Jocasta, Jéssica, Maíra, Eliezer, Cleber e Robson apresentaram belíssimas canções nacionais e internacionais. O grande show da noite foi com a cantora de MPB, Maria Gadú. A Praça da Matriz ficou pequena para os espectadores, registrando assim, o maior público da história da festa. No sábado, a APAE abriu as apresentações emocionando a todos com uma linda mensagem de superação. Ainda tiveram as apresentações das escolas municipais Henrique de Brito Novaes, Mário Beni, Nair Bolonha, Antônio Coury e Darci Troncoso Peres de Carvalho, trazendo o country, samba de gafieira, dança espanhola, colombiana e egípcia, respectivamente. Já a escola estadual Benjamim Bastos e a particular Dom Pedro II encantaram com o Mambo cubano e a Valsa francesa. No final, o cantor sertanejo Adriano Ramos encerrou a terceira noite de festa com um grande show. No domingo, o projeto Guri e a Orquestra Jovem iniciaram a noite com músicas instrumentais, desde Garota de Ipanema, de Tom Jobim, à Hey Jude, dos Beatles. Na sequência, os grupos de dança Cia do Corpo e Ballet Joellen apresentaram o samba Nega Maluca e O Quebra Nozes. Logo após, dois grupos da Prefeitura – Projeto Motivar e Grupo da Terceira Idade também arrancaram aplausos com a dança russa e a tarantella italiana. Encerrando a noite, os alunos do CCAA dançaram “Flashlight” da cantora britânica Jessie J, o grupo de dança da Cultura apresentou o Can Can e o Grupo Extreme Dance trouxe o hip hop. E a 16ª edição da Festa das Nações acabou com o show do violeiro Joílson Bedin. Festival gastronômico Neste ano, além das barracas tradicionais houve três que foram apresentadas pela primeira vez. O Rotary Clube, que todo ano traz as delícias de Portugal e Grécia, como o bolinho de bacalhau e o churrasco grego, neste ano esteve também com a barraca da Suíça, servindo fondue. Já as deliciosas tortilhas, guacamole e drinks margarita, característicos do México, foram feitos pelo Grupo de Escoteiros “Curumins da Mantiqueira”. Já a grande novidade foram os hambúrgueres gourmet na barraca dos Estados Unidos, comandada pela Associação Amigos da Cultura. Ainda este ano, o Tiro de Guerra 02-092 Vargem Grande do Sul participou do evento pela primeira vez, no comando da barraca da Rússia, servindo strogonoff com talharim e purê de batatas e charuto russo. O Brasil foi representado pelas barracas dos Sanduíches de pernil e linguiça (Loja Maçônica Pérola da Mantiqueira), tapioca (Grupo de Jovens Paróquia Sant´Ana), escondidinho de carne (Sociedade Humanitária) e Arroz de carreteiro, farofa e batata frita (Albergue Noturno). Teve também Churrasco, molho chimichuri, bife de chorizo e farofa (Argentina – APAE), torta alemã, salsicha alemã com salada de batata e chucrute (Alemanha – Grupo Mão Amiga), Bolo recheado e torta de frutas (França I – Casa do Menor Dom Bosco), crepes e panquecas (França II – Grupo de Idosos de Itobi), Feijoada, torresmo e mandioca frita (África – Grupo Pais que Amam), Pizza, polenta frita, polenta com molho, espaguete e focaccia (Itália – Circolo Italiano), Esfiha e quibe (Líbano – Grupo de Jovens da Paróquia São Joaquim) e Batatas recheadas (Holanda – Grupo de Jovens De Molay – Loja Maçônica Renascença II)..