Cultura - Quinta-feira, 12 de Novembro de 2015

Destaque na peça “A Geladeira” é o talento do ator Fernando Fecchio

A plateia que  prestigiou  a peça “A Geladeira”, na noite do domingo,  (8), na Escola de Música, aplaudiu de pé a bela apresentação do ator Fernando Fecchio, que interpretou o papel principal e mais cinco outras personagens, valorizando o texto do argentino Copi e sua visão tragicômica  de um dia na vida de um homossexual.  Mais que uma abordagem sensível, com toques de humor e muitos clichês, a peça trata da solidão do personagem. Fecchio vive o dia de seu aniversário de 50 anos, trazendo à cena a visita da mãe e da psicanalista, personagens emblemáticos, além dos diálogos impossíveis com sua empregada, seu cão e até um rato. No meio do palco, uma geladeira vermelha, presente da mãe, domina a cena. Com 15 anos de carreira, o ator de 34 anos vê o teatro como uma arte que “abre a cabeça das pessoas e atenua a intolerância. Não acho que um espetáculo seja capaz de mudar alguém, mas pode sensibilizar o espectador e fazê-lo reavaliar certas questões”. A peça fechou a programação anual do Circuito Cultural Paulista em Vargem Grande do Sul, iniciada em março, com oito espetáculos em 2015, envolvendo música (Originais do Samba e Grupo Xaxado Novo), dança (Malagueta e Minha Alma é Nada Depois desta História), folclore (Agbalá Conta  e sua Cabaça de Histórias), comédia (Não Vamos Pagar), monólogo (Osmo e A Geladeira).  Todas as apresentações foram gratuitas, encenadas na Escola de Música Manoel Martins e também em praça pública. “Só temos a agradecer esta  parceria com o Circuito Cultural Paulista, Associação Paulista dos Amigos da Arte e Secretaria de Cultura do Estado e especialmente a Marco Prado, coordenador do Circuito, que selecionou excelentes espetáculos para nossa cidade. São espetáculos gratuitos, de vários gêneros e para todos os públicos. A proposta desta programação itinerante em cerca de 110 cidades do Interior paulista é a formação de público. Assim, esperamos que em 2016, mais pessoas prestigiem esta agenda cultural”, disse Dôra Avanzi, diretora do Departamento de Cultura e Turismo..