Cultura - Terça-feira, 03 de Novembro de 2015

No domingo, dia 8, a peça “A Geladeira” será encenada na Escola de Música

Na noite do domingo, dia 8 de novembro, às 20h15, a  peça “A Geladeira – Antikatártika Teatral” será encenada no palco da Escola de Música Manoel Martins finalizando a programação anual do Circuito Cultural Paulista em nossa cidade, na parceria com o Departamento de Cultura e Turismo. Escrita pelo argentino Copi, e dirigida por Nelson Baskerville, “A Geladeira” põe em cena um homem que acorda na manhã de seu 50º aniversário e encontra uma geladeira no meio da sala. A partir dela, vê saltar de seu passado figuras como a mãe, a empregada, a psicanalista, seu cão e até um rato, todos representados por um único ator (Fernando Fecchio). A trilha sonora complementa a estética do espetáculo através de composições clássicas de artistas como Barry Manilow, Queen e Love Unlimited Orchestra. A obra do dramaturgo Copi , pseudônimo de Raúl Damonte Botana (1939-1987) e grande ativista do movimento LGBT, se caracteriza pelo viés surrealista, humor e uma grande violência transgressora, além da crítica à sociedade contemporânea. Seus personagens têm como traço fundamental certo exagero, típico de caricatura, sendo este um importante artifício do autor para vislumbrar a realidade de forma aumentada, em todos os seus contornos. Para o diretor Nelson Baskerville, esta “é uma peça com alguns fundos falsos. À medida  em que você acha que atingiu alguma profundidade o autor revela outros fundos , levando o espectador aos poucos para trás e para baixo das camadas superficiais que envolvem a vida e as relações pessoais. Escrito em uma época em que poucos autores tinham coragem de tocar temas tabus, “A Geladeira” o faz de maneira sutil e nos dá a impressão de estarmos assistindo a uma comédia comportamental que trata a homossexualidade da forma que estamos mais acostumados até hoje: engraçada e cheia de clichês. Porém, concomitantemente a toda a aparente leveza, Copi nos proporciona uma reflexão profunda e arrebatadora sobre a arte e a vida”. A peça é recomendada para maiores de 14 anos, tem duração de 62 minutos  e entrada gratuita. A Escola de Música Manoel Martins fica na Rua Prudente de Moraes, 685, Centro..