Cultura - Terça-feira, 20 de Outubro de 2015

Uma tarde de música na SBB: Vargem recebe pela primeira vez encontro regional do Projeto Guri

Na próxima quarta-feira, dia 21, a partir das 14h30 na SBB, Vargem sedia o Encontro de Polos do Projeto Guri da Regional de São Carlos. É primeira vez que nossa cidade recebe um encontro regional dos polos do projeto, que contará com crianças e jovens, alunos do Guri de Vargem, Caconde, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambau e Tapiratiba. Ao todo, 250 alunos do Guri demonstrarão seu aprendizado em aulas de canto coral, cordas, percussão, sopros, teclado, viola caipira e violão. A apresentação é uma parceria do Projeto Guri com a Prefeitura de Vargem. A entrada é gratuita. O projeto em Vargem A parceria do Projeto Guri com a Prefeitura de Vargem começou em 2006 e atende hoje 300 alunos na Escola de Música Manoel Martins, polo coordenado por Maria Rita Multini. São crianças, adolescentes e jovens, entre 6 e 18 anos, que recebem educação musical no horário oposto ao período escolar. Em Vargem são ministradas aulas de canto coral, clarinete, contrabaixo, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompete, tuba, viola, viola caipira, violão e violoncelo. Considerado um polo referencial na região, pelo rendimento dos alunos e instalações do polo, o Guri de Vargem é sempre requisitado em eventos da comunidade, demonstrando excelente desempenho. Guri está presente  em 317 municípios Criado em 1997, o modelo de gestão atual do Projeto Guri envolve o governo do Estado de São Paulo como realizador, através de sua Secretaria de Cultura, a organização social Amigos do Guri como gestora e executora do programa, as prefeituras e organizações da sociedade civil, além da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), como parceiros locais na implantação e manutenção dos polos do projeto nos municípios. A Associação Amigos do Guri coordena 370 polos de ensino no Estado, abrangendo 35 mil alunos. Os demais polos, situados na capital paulista, ficam a cargo de outra organização social. Ao todo, são atendidos 317 municípios, no interior e litoral do Estado, com 98% de parceiros representados pelas prefeituras, como é o caso de Vargem, e os demais por organizações sociais de cultura. Considerado o maior programa sociocultural do país, que já atendeu em 19 anos de existência 500 mil alunos, o Projeto Guri mantém ainda 12 grupos de referência no Estado, para onde são encaminhados  os alunos em estágio mais avançado de aprendizado, que participam de orquestras, cameratas, bandas, coros, big bands, grupos de percussão, entre outras formações que servem de modelo e incentivo para os alunos de todos os cursos. Acesso universal e gratuito O acesso ao Projeto Guri é universal e gratuito, com o desenvolvimento de políticas e práticas com foco na inclusão de alunos em situação de vulnerabilidade econômica e social. Assim além do ensino da música, o projeto realiza o acompanhamento social de seus alunos, observando as condições que afetam a vida e o bem estar de cada um, incluindo educação, assistência social, habitação, cultura, lazer, trabalho e outros. A Associação Amigos do Guri também capta recursos junto a empresas e pessoas físicas com vistas à ampliação de sua sustentabilidade, expansão e realização de polos e projetos especiais. As doações podem ser feitas por meio de leis de incentivo à cultura e dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente..