Cultura - Quinta-feira, 08 de Outubro de 2015

Artistas de Vargem estão na fase regional do Mapa Cultural Paulista

Os artistas inscritos e selecionados na fase municipal do Mapa Cultural Paulista participam da fase regional do evento, que vai selecionar os vencedores da etapa em sete categorias de expressões: artes visuais (artes plásticas, desenho de humor e fotografia) , canto coral, dança, literatura (conto, poesia e crônica), música instrumental, teatro e vídeo. Em Vargem, o Departamento de Cultura e Turismo abriu inscrições nas categorias vídeo, literatura,  artes visuais, que receberam inscrições, e ainda em dança e canto coral. Encerradas as inscrições em 20 de maio, foi realizada a seleção pública dos inscritos na categoria vídeo no dia 10 de junho, com a escolha do vídeo “Acordado”, de Francisco Malagutti, pelo júri formado pelo roteirista David Ribeiro de São João da Boa Vista e pelos vargengrandenses Carlos Gadiani (documentarista) e José Luiz Avanzi (cinéfilo). Concorreu com Malagutti o documentário “A Cidade do Cangaceiro”, dos jornalistas Júlia Felipe, Mateus Fiorini e Marcelo Fiorini. As demais categorias, conforme o regulamento, não necessitaram de seleção pública, pelo número de trabalhos inscritos, mas passaram por parecer técnico de dois profissionais de  cada expressão artística, de Vargem e de São João da Boa Vista, para serem habilitadas à fase regional. Foram inscritos na fase regional, em artes visuais, Douglas Rogério (fotografia) e Marcos Andrade (escultura). Em literatura, foram inscritos Marcos Andrade (crônica e poema), Maria de Lourdes Menezes Lasmar  e Gislaine Pereira Sandrini, ambas com três textos cada (crônica, poema e conto). A seletiva de vídeo na fase regional acontece no dia 16 de outubro, a partir das 19 horas, em Indaiatuba, cidade que também abrigará a seletiva de literatura no dia 17. Já a seleção regional  de artes visuais ocorrerá no dia 23 de outubro, na cidade de Socorro, a partir das 19 horas. Agradecimentos A equipe do Departamento de Cultura agradece a colaboração dos profissionais envolvidos de Vargem e São João da Boa Vista, que participaram da avaliação dos trabalhos inscritos na fase municipal. São eles: o roteirista David Ribeiro, o documentarista Carlos Gadiani e  o articulista José Luiz Avanzi , jurados da categoria vídeo. E ainda os avaliadores dos trabalhos das demais categorias: os fotógrafos Alfredo Nagib Filho, o Fritz, e Alexandre José de Faria; a escritora Silvia Ferrante  e a professora de Literatura e Língua Portuguesa Silvia de Lourdes Salera  Garcia João, a escultora Ângela Bonfante e o professor Gregório Pasquini. “Agradecemos a colaboração e a disponibilidade de todos estes profissionais, que possibilitaram a avaliação dos trabalhos inscritos aqui em Vargem para o Mapa Cultural Paulista”, disse Dôra Avanzi, diretora de Cultura e Turismo..