Cultura - Sexta-feira, 11 de Setembro de 2015

Conheça os escritores vargengrandenses na exposição da biblioteca

Em comemoração ao aniversário de nossa cidade, desde o início de setembro a Biblioteca Municipal Victor Lima Barreto vem promovendo a exposição das obras de escritores e poetas vargengrandenses. São vários títulos que envolvem poesia, história e memória da cidade e suas instituições, crônicas, contos, ensaios e ficção. A biblioteca conta com significativa coleção de história, como A História da Paróquia de Santana, de Denise Canal Merlin; História da Paróquia N. Sra. da Rosa Mística, de José Osvaldo Garcia Leal; História da Câmara Municipal de Vargem Grande do Sul, de Maria José Pereira Miranda e Dôra Avanzi, com edição de Luiz Antônio Ribeiro Cavalheiro; Relatório Histórico das Indústrias Cerâmicas e Oleiras de Vargem Grande do Sul, de João Admilson Garcia Coracini; Grandes Nomes da Terra Vargengrandense, série de biografias de Mário Poggio Júnior, além de farto material documental e ilustrado da série Vargem em Revista, editada por Ângelo Fasanella, pesquisador e autor dos livros e revistas sobre os imigrantes italianos, árabes, portugueses e espanhóis. A escritora Samantha Lodi também participa da exposição com sua biografia de Anália Franco, em parceria com Eliane de Christo. Poetas e cronistas Os vargengrandenses também se destacam na poesia – José Ernesto Beni Bologna, Antônio Carlos Ranzani, Adolfo Mazzarini, Amélia Marini, Dôra Avanzi, Rivael Rinaldi, João Carlos Felipe e Fausto Ferraz Filho, além das antologias de poemas, contos e crônicas de Marco Aurélio Lodi Gomes e dos alunos da Escola D. Pedro II, editada em 2006. Os ensaios e livros do jornalista Washington Novaes sobre cultura, informação e meio ambiente também integram a exposição, além dos livros de Douglas AntonioNonis (A Cruz e o Revólver e O Ouro do Faraó). Estação Desembarque, de José Ernesto Beni Bologna, é um referencial para a juventude, e Bonequinho de Sal, de Roseli Barão, uma bela história para crianças e adultos. Culinária com gosto de afeto, Receitas de Família, de Maria Lúcia Zarif Cecílio, traz receitas de pratos árabes, junto às lembranças da infância e juventude na casa da avó. A exposição traz ainda as crônicas de Tânia Domingos e  Alfredo Bastos Souza. Baiano radicado em Vargem, Alfredo lançou seu livro aos 80 anos, em 2011,  entremeando poemas e crônicas em prosa rica e memorialista. Para Dôra Avanzi, diretora de Cultura e Turismo,é muito especial contar com todos estes autores: “Vargem é privilegiada com este time de escritores, poetas, historiadores, cronistas e pesquisadores. O acervo documental histórico é significativo e está disponível na Biblioteca e na Casa da Cultura. Os títulos em crônica,ensaios, contos e poesia merecem, igualmente, a atenção do leitor. Conhecer nossos autores é valorizar nossa produção literária e uma identidade cultural que se soma a outras expressões artísticas em nossa cidade”..