Cultura - Sexta-feira, 31 de Julho de 2015

Romaria dos Cavaleiros de Sant’ana: tradição e fé pelas ruas de Vargem

Prestigiada por cavaleiros e comitivas de toda a região, a 41ª Romaria dos Cavaleiros de Sant’ana contou neste ano com um público recorde. Aproximadamente 3 mil cavaleiros participaram do desfile realizado no domingo, dia 26 de julho. Além disso, um público fiel também lotou as arquibancadas da praça central e as ruas ao longo do trajeto. O cortejo teve como ponto de partida a Igreja de São Joaquim, por volta de 11h30, com a benção do padre Paulo Valim Santos, da Paróquia de SantAna. Bem organizada, a Romaria seguiu sua formação tradicional: após as fileiras iniciais de  veteranos com suas bandeiras, vieram os carros de bois levando as imagens dos padroeiros das paróquias vargengrandenses, a rainha, as princesas e a madrinha do Peão, o Grupo do Centro de Convivência do Idoso e os representantes do Circolo Italiano. Na sequência, charretes, carroças e cavaleiros passaram pelo trajeto. Neste ano, participaram comitivas de Aguaí, São João da Boa Vista, São Sebastião da Grama, Espírito Santo do Pinhal, Casa Branca, Santo Antônio do Jardim, Divinolândia, entre outras cidades. Também estiveram prestigiando o evento os senhores Claudinei Damálio, presidente da Câmara dos Vereadores de São João da Boa Vista; José Carlos Colabardini, assessor do deputado Paulo Teixeira; o tenente Reverson Zanetti Marcondes, comandante da Polícia Militar; os vereadores Gilson Donizete do Lago, Paulo César da Costa e Pedro Ranzani; o jornalista da TV Mix de Casa Branca, Vander Filho; equipe de reportagem da TV União e EPTV, além dos diretores e funcionários da Prefeitura. Orquestra de Viola Caipira Enquanto a Romaria seguia pela cidade, o público no centro acompanhou a apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Tapiratiba, regida pelo maestro Alexandre Magri, que emocionou a todos ao tocar e cantar músicas do sertanejo raiz, como “Menino da Porteira” e “Romaria”. Homenagens Na Praça da Matriz foi realizada uma homenagem ao senhor Antônio Carlos Lorenzini, que fundou a Comitiva dos Amigos e por muitos anos foi membro ativo da Comissão Organizadora da Romaria dos Cavaleiros de SantAna como tesoureiro. “Nosso reconhecimento a este companheiro que tanto contribuiu em amizade e participação na nossa Romaria”, comentou o prefeito Celso Itaroti. A homenagem foi recebida pela esposa Regina Barticioti e pelos filhos Vinicius e Pedro Henrique. Ao final, o prefeito Celso Itaroti elogiou a organização da Romaria e parabenizou a todos. “Parabenizo a Comissão Organizadora, aos Departamentos da Prefeitura envolvidos, a todos os romeiros que participaram com fé e louvor, às comunidades católicas que também se fizeram presentes, aos padres e, especialmente, ao público que se concentrou por todo o trajeto da Romaria para assistir, prestigiar e louvar a Padroeira juntamente com os romeiros”, finalizou. As fotos do evento podem ser vistas em nossa fanpage, neste link ..