Cultura - Sexta-feira, 24 de Julho de 2015

41ª Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana será neste domingo

Já começaram os preparativos para a 41ª Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana. Considerada um dos maiores eventos do gênero do Estado de São Paulo, o desfile será realizado no domingo, 26, data em que se comemora o Dia de Sant’Ana, a padroeira de Vargem Grande do Sul. A programação terá início logo pela manhã, com uma missa campal e bênção dos estandartes e romeiros, com a saída prevista para as 11h, no largo da Igreja São Joaquim, no Jardim Dolores. O cortejo terá a participação das comunidades religiosa do município, além de comitivas de várias cidades da região. O trajeto seguirá pelas ruas Rogério Otero e Antônio Evaristo Barbosa, passando pela Avenida Vereador José Aleixo até a rua Albertino Fernandes de Oliveira. O cortejo prosseguirá pela Avenida Teotônio Vilela, atravessando o viaduto da SP-215 até chegar na rua Alcino Alves Rosa, seguindo pelas Avenidas da Saudade e Walter Tatoni até a rua Garcia Leal. Ao chegar na Praça Nossa Senhora Aparecida, os participantes receberão as bênçãos e participarão da tradicional cerimônia do Beija Fitas. Logo em seguida, os romeiros prosseguem seu itinerário pelas ruas Quinzinho Otávio, Santo Antônio e do Rosário, passando pela Avenida Hermeti Piochi de Oliveira e pela rua Teófilo Ribeiro de Andrade até chegar na Praça da Matriz de Sant’Ana, no Centro. O cortejo passará pela Rua do Comércio e se encerrará na Praça Washington Luiz, com a premiação dos participantes e destaques do desfile. A Comissão Organizadora orienta a população para que evitem deixar veículos estacionados nas ruas e vias que fazem parte do percurso dos romeiros, evitando assim eventuais acidentes ou transtornos. Religiosidade Parte do calendário cultural de Vargem Grande do Sul, a Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana é um desfile marcado pela fé e devoção. “É importante que possamos sempre destacar o caráter religioso da Romaria dos Cavaleiros, a qual está entre uma das maiores do leste paulista e do sul de Minas Gerais”, comenta Lucas Lemos Ranzani, presidente da Comissão Organizadora. De acordo com ele, as características religiosas da Romaria dos Cavaleiros devem ser respeitadas durante todo o cortejo. “Pedimos a colaboração de todos para que nos ajudem a preservar a essência deste evento religioso. Não será permitido o uso de bebidas alcóolicas durante o trajeto. Além disso, também não permitiremos maus tratos aos animais”, afirma. “Queremos preservar ao máximo a essência da Romaria dos Cavaleiros, procurando sempre enaltecer sua verdadeira finalidade que é homenagear Sant’Ana, a nossa padroeira”, destaca Lucas Ranzani. Programação no Centro O público contará com toda uma estrutura para assistir a Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana no Centro, tudo com conforto e segurança. Em meio a programação, a partir das 10h, haverá a apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Tapiratiba, a qual promete interpretar grandes clássicos da música raiz. Organização A 41ª Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana é uma realização do Departamento de Cultura e Turismo e de sua Comissão Organizadora e conta com o apoio da Associação dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul (ABVGS), da Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul (Cooperbatata), do Café Pacaembu e do Sicred. Missa dos Cavaleiros de Sant’Ana No domingo, 19, acontece a tradicional Missa dos Cavaleiros de Sant’Ana. A celebração será na Igreja Matriz de Sant’Ana, a partir das 18h30 e será acompanhada pela Orquestra de Viola Caipira de Vargem Grande do Sul. Na ocasião, estarão presentes os membros da Comissão Organizadora e Departamento de Cultura e Turismo, além da rainha do peão Andressa Baiz, da primeira princesa Ediane Nery de Oliveira, da segunda princesa Suzana Eli Seixas e da madrinha Bárbara Menossi..