Cultura - Quinta-feira, 23 de Julho de 2015

Missa dos Cavaleiros de Sant’Ana emocionou fiéis

A fé e o resgate de antigas tradições estiveram em evidência durante a Missa dos Cavaleiros de Sant’Ana. A celebração foi realizada no domingo, 19, nas dependências da Igreja Matriz de SantAna, reunindo inúmeros fieis e autoridades locais. A abertura ocorreu com a entrada do estandarte da padroeira conduzido por Lucas Ranzani e demais membros da Comissão Organizadora da Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana, juntamente com os padres Paulo Roberto Valim Santos e  José Carlos Melchiori. O prefeito Celso Itaroti e o vice-prefeito José Ricardo Buosi também estiveram presentes, prestigiando a cerimônia. A missa teve o acompanhamento da Orquestra de Viola Caipira, da Associação Amigos da Cultura. Adaptado os cânticos religiosos a toada sertaneja, os integrantes do conjunto mostraram todo seu talento e louvor, contribuído para uma bela celebração. Um dos momentos marcantes foi o ofertório. Na ocasião, Fábio Henrique de Oliveira, 1º vice-presidente da Comissão Organizadora da Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana, juntamente com sua filha Maria Fernanda Batista de Oliveira, apresentaram os instrumentos utilizados pelos peões de boiadeiro. Cada item descrito era levado até o altar para as bênçãos, um ato de devoção e que mostra toda a simplicidade do povo sertanejo. Após a comunhão, a cerimônia prosseguiu com uma homenagem ao romeiro Antônio Carlos Lorenzini, o conhecido Carlinho Pereba. Neste momento, Fábio Henrique de Oliveira relatou sua trajetória, destacando sua participação na romaria ao longo de todos esses anos. Sob aplausos, seus familiares receberam uma imagem de Sant’Ana como presente e agradeceram a homenagem prestada pela Comissão Organizadora. Romaria dos Cavaleiros é domingo Durante o encerramento da missa, padre Paulo Valim agradeceu a presença de todos e aproveitou a ocasião para fazer um convite para a 41ª Romaria dos Cavaleiros de Sa nt’Ana. O desfile será neste domingo, 26, data dedicada a padroeira de Vargem Grande do Sul. A saída será às 11h do largo da Igreja São Joaquim, passando pelas principais ruas da cidade até o Centro. O pároco destacou ainda que esta é uma festividade religiosa, portanto, não é permitido o consumo de bebidas alcóolicas durante seu trajeto. Ao final, padres, membros da Comissão Organizadora e autoridades se reuniram para fotos, registrando assim este momento especial. Já na saída da igreja, os participantes receberam medalhinhas de Sant’Ana, em mais uma homenagem a santa padroeira do município..