Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 26 de Junho de 2015

Plano Municipal de Saneamento Básico propõe melhorias para Vargem

Diretora de Meio Ambiente, Karine Valentim apresentou o Plano Municipal de Saneamento Básico O Departamento de Meio Ambiente realizou a segunda audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico na terça-feira, dia 23. O evento foi realizado na Casa da Cultura e contou com a participação de doze diretores da Prefeitura, dos vereadores Paulo César da Costa e Márcia Iared e outros representantes da sociedade. O Plano Municipal de Saneamento Básico tem como principal objetivo garantir à população a melhoria da salubridade ambiental e promover a universalização dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e limpeza urbana. De acordo com o que foi apresentado, o projeto propõe adequações nas áreas de água, esgoto, limpeza urbana e drenagem, que deverão ser implantadas, caso for aprovado, em períodos de curto, médio e longo prazo. Entre as principais melhorias estão adequação da Estação de Tratamento de Água e Estação de Tratamento de Esgoto; implantação de novos reservatórios e do Programa de Redução de Perdas, já que o nosso índice de perda de água é de 36,3%; manutenção das unidades, máquinas e equipamentos; monitoramento de chuvas e cursos d’água para controlar inundações; ampliar o índice de coleta de resíduos sólidos e de construção civil; ampliar o índice de reciclagem; elaboração de estudos complementares, além de outros itens. Como conclusão, o Plano propõe a automatização da medição na entrada da ETA e o processo de lavagem dos filtros; aproveitamento das águas de lavagem dos filtros; tratamento dos lodos dos decantadores e filtros; e por fim; foi recomendada a criação de uma taxa média mensal para a viabilização do sistema de resíduos sólidos, sendo que esta taxa garantirá a sustentabilidade econômico-financeira do sistema de resíduos sólidos. Todos esses pontos discutidos durante a audiência pública trarão benefícios para o município como a universalização dos serviços; garantia de fornecimento de água com qualidade; implantação de sistemas de controle; aumento do reaproveitamento de resíduos; aumento da vida útil do aterro sanitário e redução de assoreamento dos cursos d’água. O Departamento de Meio Ambiente ainda receberá sugestões, opiniões e críticas até o dia 10 de julho, por e-mail ou nota escrita, sendo entregue diretamente no setor..