Cultura - Sexta-feira, 12 de Junho de 2015

Vídeo “Acordado”, de Francisco Malagutti, foi selecionado para a fase regional do Mapa Cultural Paulista

Na noite de 10 de junho, na Casa da Cultura, uma comissão de seleção formada por três jurados, apreciou os dois vídeos inscritos na fase municipal do Mapa Cultural Paulista: “Acordado”, vídeo de ficção do publicitário Francisco Malagutti e o documentário “A Cidade do Cangaceiro”, dos jornalistas Marcelo Fiorini, Mateus Fiorini e Júlia Felipe, realizado em 2011 e que aborda a filmagem de “O Cangaceiro” em 1952, em nossa cidade. O júri comentou ter sido difícil o trabalho de escolha, pela qualidade dos trabalhos inscritos e, ao final, selecionou o vídeo de Malagutti, destacando sua originalidade na produção técnica e uso de maiores recursos de linguagem cinematográfica, entre outros itens avaliados. Compuseram o júri o sanjoanense David Ribeiro, bacharel em cinematografia pela FAAP, roteirista e diretor de vários curtas e os vargengrandenses  Carlos Gadiani, documentarista com vários vídeos realizados sobre a memória de Vargem Grande e José Luiz Avanzi, cinéfilo e articulista de cinema. Segundo o regulamento do Mapa, cada cidade deve selecionar apenas um trabalho na categoria Vídeo para inscrição na fase regional. Nas demais categorias que receberam inscrições em Vargem – Artes Visuais e Literatura – a cidade pode ser representada por até três artistas e/ou autores por categoria na fase regional, sem necessidade de escolha por jurados. Ainda assim, todos os trabalhos inscritos passam por parecer de uma comissão de seleção. Artes Visuais e Literatura O Departamento de Cultura e Turismo abriu inscrições nas categorias Vídeo, Artes Visuais (Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia), Canto Coral, Dança e Literatura (poema, conto e crônica). E recebeu inscrições, até o dia 20 de maio, em Vídeo, Literatura e Artes Visuais. Na categoria Artes Visuais participam Marcos Andrade (artes plásticas) e Douglas Rogério (fotografia). Em Literatura, Gislaine Pereira Sandrini e Maria de Lourdes Menezes Lasmar inscreveram seus trabalhos nas categorias conto, crônica e poema. Já Marcos Andrade inscreveu uma crônica e um poema. Além da fase municipal e regional, o Mapa Cultural Paulista seleciona obras também para uma fase estadual e para a etapa de circulação, que ocorrem em 2016. O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura e é realizado pela Abaçaí Cultura e Arte, com a participação dos municípios, visando revelar e identificar novos talentos e promover o intercâmbio da produção artística no Estado..