Cultura - Sexta-feira, 15 de Maio de 2015

Festa das Nações: um espetáculo de talentos

A tradicional Festa das Nações, que completa 15 anos, teve início na noite de quinta-feira (14) com diversas apresentações culturais. O evento contou com grande presença do público, que lotou a Praça da Matriz. Diretora de Cultura, Dôra Avanzi Na abertura, a diretora de Cultura Dôra Avanzi agradeceu a presença do público e o empenho de todos que se envolveram na realização da festa. Na sequência, o prefeito Celso Itaroti elogiou o trabalho desenvolvido por todas as entidades, que não mediram esforços para trazer uma grande variedade de pratos típicos para a festa. “Agradecemos também a participação de quatro entidades que nos prestigiam pela primeira vez – Loja Maçônica Pérola da Mantiqueira, Hospital de Caridade, Clube Desbravadores Águias da Mantiqueira e Lions Clube”, comentou. Prefeito Municipal Celso Itaroti realizou a abertura do evento A noite teve início com a escola estadual Gilberto Giraldi, que navegou por diversos países, conhecendo novas culturas e emocionando o público presente. Os alunos ainda homenagearam a Itália, dançando a famosa Tarantella. Os alunos da Escola Francisco Ribeiro Carril dançaram a Polca Paraguaia, que representa um importante aspecto da identidade cultural, não apenas do próprio Paraguai, mas também das regiões norte da Argentina e centro-sul do estado brasileiro do Mato Grosso do Sul. Com belíssimas apresentações, o grupo de canto do Departamento de Cultura, coordenado por Lucas Brito, também se apresentou no palco da Festa das Nações. As irmãs Jéssica e Vitória cantaram um sucesso de Alicia Keys, “Girls on Fire”; Jú e Luana (“Sino a Ti”); Yuri (“É Isso Aí”); Eduarda (“Somebody”); Robson (“Imbranato”), Daiane (“Healer”); Vitória (“Miss Morrison”); Pâmela (“Como Nossos Pais”) e Jeferson encerrou as apresentações com uma homenagem ao saudoso Jair Rodrigues, com a música Disparada. Jéssica e Vitória A primeira noite também contou com a participação da cidade de Itobi com a Terceira Idade e o Grupo X-Treme. Praça de Alimentação A Festa contou com um grande movimento nas barracas das entidades sociais, que estão oferecendo pratos típicos de 13 países. Há pratos e lanches para todos os paladares. O cardápio do Brasil está nas barracas da Loja Maçônica Pérola da Mantiqueira, responsável pelos famosos sanduíches de pernil e linguiça, Grupo de Jovens da Paróquia de Sant’Ana (tapioca), Sociedade Humanitária (escondidinho de carne) e Albergue Noturno (Arroz de carreteiro, tutu de feijão e batata frita). Escola Francisco Ribeiro Carril Confira as outras barracas que formam a Praça de Alimentação: Portugal – Rotary Club (Bolinho de bacalhau, salada de bacalhau, caldo verde e arroz doce), Grécia – Rotary Clube (Churrasco Grego), Argentina – CPDEX (churrasco, vinagrete e farofa), Alemanha – Grupo Mão Amiga (Strudel, torta alemã, salsicha alemã com salada de batata), França 1 – Casa do Menor Dom Bosco (Bolo recheado e torta de frutas), França 2 – Grupo de Idosos de Itobi (crepes e panquecas), África – Grupo Pais que Amam (Feijoada, torresmo e mandioca frita), Itália – Circolo Italiano (pizza, polenta frita, polenta com molho, espaguete e focaccia), Líbano – Grupo de Jovens da Paróquia São Joaquim (esfiha e quibe), Holanda – Grupo de Jovens De Molay – Loja Maçônica Renascença II (Batatas recheadas), Estados Unidos – Associação Semear (Cachorro quente e torta de maçã), China – Clube Desbravadores Águias da Mantiqueira e Hospital de Caridade(Frango Xadrez e Rolinho Primavera) e Rússia – Lions Clube (Strogonofe e Charuto Russo). Público lotou a primeira noite da Festa das Nações Além das apresentações locais, a festa terá dois shows na programação, com o Grupo Xaxado Novo (dia 15) e Os Incríveis (dia 16). O evento tem início às 20h, na Praça da Matriz. Os vargengrandenses também podem aproveitar a Feira de Artesanato, localizada próxima à tenda principal da festa. “Convidamos toda a população para prestigiar esta belíssima festa, que já faz parte de nossa história, celebrando a nossa cultura e contribuindo com nossas entidades sociais”, finalizou o prefeito Celso Itaroti. Grupo X-Treme Daiane Fonseca e Lucas Brito.