Cultura - Sexta-feira, 08 de Maio de 2015

15ª Festa das Nações terá grande estrutura e mais de 80 atrações

Os Incríveis se apresentam no sábado, dia 16 O Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal está a todo vapor com os preparativos para a tradicional 15ª Festa das Nações, que será realizada de 14 a 17 de maio, na Praça da Matriz. Nesta sexta-feira, dia 8, foi iniciada a montagem do palco principal, onde se apresentarão mais de 80 atrações, como o grupo de dança e canto da Cultura, escolas municipais, estaduais e particulares, Grupo da Terceira Idade de Vargem e Itobi, Grupo X-Treme, Tênis Clube, CCAA, Projeto Guri, Banda Luma, Projeto Motivar, Etec, grupo de capoeira, Coral de Viola Caipira, CPDEX, Cia do Corpo, Balet Joellen, academias de dança da cidade e o cantor Joilson Bedin. Grupo Xaxado Novo promete animar todo o público na sexta, dia 15 Além das atrações locais, a festa terá dois shows em sua programação. O grupo Xaxado Novo, que vem pela parceria Prefeitura/Circuito Cultural Paulista, se apresenta no dia 15, resgatando uma formação tradicional do baião, para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira, e ainda, propor um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e árabes. Festa contará com apresentações das escolas municipais, estaduais e particulares Já Os Incríveis farão um show especial comemorando 50 anos de história no sábado, dia 16. O grupo formado atualmente por Netinho, Sandro Haick, Leandro Weingaertner, Wilson Teixeira e Rubinho Ribeiro surgiu durante o período da Jovem Guarda. Ensaios Os ensaios para a Festa das Nações 2015 começaram no mês de março. Alunos das escolas municipais e estaduais apresentarão danças típicas. Já o grupo de dança da Cultura, coordenado por Tayná Zicolau, e o grupo de canto, coordenado por Lucas Brito, estão finalizando os preparativos, após ensaiarem às noites e aos finais de semana. “Estamos preparando uma belíssima festa para toda a população vargengrandense, desde as crianças até os adultos e idosos. Será um grande evento que reunirá toda a família”, comentou a diretora de Cultura, Dôra Avanzi. Praça de Alimentação Neste ano, a Festa será prestigiada com a participação de novas entidades sociais. O Hospital de Caridade divide a barraca da China com o Clube Desbravadores Águias da Mantiqueira, que servirá frango xadrez e rolinhos primavera.  Já o Lions Clube é outra entidade que prestigia a festa este ano, com a barraca da Rússia, com strogonofe e charuto russo. E a Loja Maçônica Pérola da Mantiqueira ficará responsável pela barraca  Brasil I, famosa pelos sanduíches de pernil e linguiça. O público poderá se deliciar com pratos típicos de 13 países: Brasil, França, Alemanha, Portugal, Grécia, África, Itália, Argentina, Líbano, Holanda, Estados Unidos, China e Rússia. Confira o cardápio da Festa Loja Maçônica Pérola da Mantiqueira BRASIL I – Sanduíches de pernil, linguiça e torresmo Grupo de Jovens Paróquia SantAna BRASIL II – Tapioca Sociedade Humanitária BRASIL III – Escondidinho de Carne Albergue Noturno Brasil IV – Arroz de carreteiro, tutu de feijão e batata frita Rotary Clube PORTUGAL – Bolinho de bacalhau, salada de bacalhau, caldo verde e arroz doce GRÉCIA – Churrasco Grego CPDEX ARGENTINA – Churrasco, vinagrete e farofa Grupo Mão Amiga ALEMANHA – Strudel, torta alemã, salsicha alemã c/ salada de batata Casa do Menor Dom Bosco FRANÇA I (doces) – Bolo recheado e torta de frutas Grupo de Idosos de Itobi FRANÇA II – (salgados) crepes e panquecas Grupo Pais que Amam ÁFRICA – Feijoada, torresmo e mandioca frita Circolo Italiano ITÁLIA – Pizza, polenta frita, polenta com molho, espaguete e focaccia Grupo de Jovens da Paróquia São Joaquim LÍBANO – Esfiha e quibe Grupo de Jovens De Molay – Loja Maçônica Renascença I HOLANDA – Batatas recheadas Associação Semear EUA – Cachorro quente e torta de maçã Clube Desbravadores Águias da Mantiqueira e  Hospital de Caridade CHINA – Frango Xadrez e Rolinho Primavera Lions Clube RÚSSIA – Strogonofe e Charuto Russo.