Educação - Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2011

Vargem ganhou ônibus brinquedoteca

O prefeito Amarildo Duzi Moraes colocou em exposição na Praça da Matriz, durante todo o sábado dia 17, o ônibus brinquedoteca que foi transformado pela Rontan para fazer um trabalho itinerante e doado a Vargem Grande do Sul. O projeto tem a finalidade de levar educação, cultura e lazer às crianças dos bairros. O ônibus brinquedoteca que ficou durante todo o dia e à noite na Praça da Matriz, atraiu um grande público que foi conhecer o veículo e elogiou a qualidade e o bom gosto da brinquedoteca itinerante de Vargem Grande do Sul. Interior do Ônibus Briquedoteca de Vargem Grande do Sul A transformação do ônibus foi feita gratuitamente pela Rontan e o ônibus vai oferecer TV com DVD, tem uma plataforma móvel para apresentações, mesas e cadeiras adaptadas para abrigar brinquedos e jogos, máquina de fazer bolhas de sabão, entre outros equipamentos. O ônibus vai contar com monitores preparados para desenvolver as atividades nos bairros da cidade, buscando o envolvimento da comunidade. O ônibus brinquedoteca que vai levar muitas histórias para todas as crianças do município, já tem uma primeira história para contar, a do seu nascimento. Tudo começou em maio quando, atendendo a um convite, o prefeito Amarildo Duzi Moraes, acompanhado do diretor de Desenvolvimento Economia e Trabalho, Celso Bruno; do comandante da GM, Cel. João Roberto do Nascimento e do assessor do deputado Sidney Beraldo, Djalma Lima Vala, esteve em Ribeirão Preto, visitando a Agrishow, a maior Feira de Agronegócio do País. Ali os objetivos eram muitos, prestigiar expositores de Vargem Grande do Sul, conhecer os lançamentos e idéias para a montagem da Festa da Batata e também visitar o estande da Rontan, que estava transformando dois veículos de Vargem para a utilização do DESETRAN e Guarda Municipal. A Rontan é uma empresa conhecida internacionalmente que trabalha com segmento de sinalização, veículos especiais, telecomunicações e proteção individual, sediada em Tatuí. A empresa faz a adequação de veículos para a utilização da Polícia Militar, Rodoviária, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, dentre outros. Quis o destino que o prefeito Amarildo se encontrasse no stande da Rontan, com o proprietário da empresa que tem inúmeras filiais em todo o País, o Sr. José Carlos Bolzan. Amigo do Cel. Nascimento que por muitos anos atuou como comandante da Polícia Rodoviária que utilizava os serviços da Rontan, sr. José foi apresentado aos vargengrandenses. Muito simpático, começou ali uma conversa entre sr. José e o prefeito Amarildo, que foi se estendendo. Emocionado, José contou inúmeras passagens de sua vida, falando da formação da empresa. Disse que era funcionário de uma empresa que fazia a transformação dos veículos e que começou seu próprio negócio num pequeno barracão. Contou das inúmeras dificuldades, mas principalmente da sua perseverança e vontade de vencer. O prefeito Amarildo ouviu atentamente e logo foi indagado pelo Sr. José, sobre sua história. Amarildo também contou a ele sua história de vida, que também é cheia de dificuldades, passagens difíceis, luta, mas especialmente, persistência e trabalho. As histórias emocionaram a todos, especialmente os dois protagonistas que se identificaram pelas dificuldades e especialmente, pelo amor ao trabalho. Após mais algum tempo de conversa, Sr. José disse ao prefeito que iria lhe oferecer um presente. Ofertou-lhe um livro do piloto paulista de fórmula Indy, Hélio Castro Neves, brindes da empresa e finalizou: “Mas não é só isso, agora vem o mais importante. Você tem um ônibus, não precisa ser muito novo?” Espantando, o prefeito logo perguntou para que seria. Empolgado, sr. José disse: “Vou transformá-lo em uma brinquedoteca itinerante para você.” O presente foi mais que bem vindo, pois o prefeito sabia da seriedade e do trabalho da Rontan e que um projeto de brinquedoteca itinerante era também um presente para as crianças do município. O ônibus foi destinado e passou por inúmeras transformações e voltou para o município já cheio de histórias para contar e agora vai levar cultura, educação e diversão para os quatro cantos da cidade. Do encontro e da identificação de pessoas com histórias de vida repletas de lutas e dificuldades, vencidas com trabalho e persistência, nasceu a brinquedoteca itinerante de Vargem Grande do Sul. O prefeito Amarildo, ressaltou a importância do equipamento e agradeceu ao sr. Bolzan pelo presente de Natal dado às crianças de Vargem Grande do Sul. “O ônibus vem somar a todo o trabalho que vem sendo feito , levar cultura, lazer e entretenimento à população e com o ônibus brinquedoteca itinerante, esse trabalho será mais intenso, levando a proposta diretamente nos bairros. Agradecemos imensamente, o carinho do sr. Bolzan, que tão bem nos recebeu naquele dia e se dispôs a ajudar o município com este belo presente que poucas cidades tem o privilégio de ter.”.