Cultura - Terça-feira, 10 de Março de 2015

Departamento de Cultura promove palestras para comemorar o Dia da Mulher

Comemorando o Dia Internacional da Mulher, o Departamento de Cultura e Turismo promoveu uma programação especial na manhã de segunda-feira, dia 9 de março. O prefeito Celso Itaroti iniciou o evento destacando a importância da mulher na sociedade brasileira e a luta por seus direitos e espaço. “É com grande satisfação que destaco a importância da mulher em nossa sociedade, que além de ser mãe e esposa, ainda consegue desempenhar as mesmas funções que os homens. Por isso, lutamos por um país de igualdade, onde a mulher possa ter seus direitos e conquistas”, destacou Celso. Na sequência, a doutora Cristiane Coracini Morandin Nóbrega realizou uma palestra sobre a saúde da mulher, destacando pontos importantes como aspectos preventivos, composição corporal, além da importância de realizar atividades físicas e manter uma alimentação saudável. Ao final de sua exposição, Cristiane tirou dúvidas das mulheres presentes e sorteou quatro participantes que ganharam um exame gratuito de bioimpedância, que avalia o percentual de gordura, de massa magra e hidratação, permitindo calcular a faixa ideal de peso para o indivíduo de acordo com o sexo e idade. Depois, a educadora dos sentidos Isa Lemos Ranzani promoveu uma dinâmica de sensibilização com o tema “A dança do cotidiano – a consciência do próprio gesto”. Com esta atividade, as mulheres puderam perceber e refletir  sobre  o seu dia-a-dia  e sobre as formas de enriquecer seu cotidiano através da percepção profunda de si mesma, de suas emoções e expectativas. O evento foi coordenado pela diretora de Cultura e Turismo, Dôra Avanzi e contou com a participação de representantes da comunidade, entre elas, Ângela Maria Coracini Rossetto , da Casa da Amizade do Rotary Clube;   Adair Esteves, do Centro de Convivência do Idoso, Maria Rita Multini e Cris Bidin, do Projeto Guri, Fabiana Faria, diretora de Educação e sua equipe, incluindo as diretoras das escolas e creches municipais, além de Karine Marcondes Valentim e Renata Trevisan, diretoras de Meio Ambiente e de Planejamento da Prefeitura. Veja as fotos:.