Cultura - Sábado, 28 de Fevereiro de 2015

Biblioteca Municipal recebe volumes encadernados de biografias de vargengrandenses

No início de fevereiro, o economista e advogado Mário Poggio Jr.  presenteou a Biblioteca Municipal Victor Lima Barreto com os primeiros três volumes encadernados  da série “Grandes Nomes da Terra Vargengrandense”. Ao todo são  25 livros com biografias de vargengrandenses, que se destacaram em diferentes épocas da história de nossa cidade. O autor já havia doado à Biblioteca exemplares apostilados desta série, além de versões em CD. Mário começou a pesquisar e escrever  biografias no início da década de 2000, retratando vargengrandenses (de fato e de coração). Suas histórias atravessam todo o século XX, pontuando diferentes momentos da cidade. As histórias de uma cidade pequena ganham brilho e até humor, como o episódio de 1927 envolvendo  Alzira Rocha Junqueira, a dona Lota, primeira mulher a dirigir carro em Vargem, contrariando o prefeito da época, capitão Chico Ribeiro. Mario Poggio Jr. é vargengrandense e começou sua série de biografias  pesquisando as origens de sua família. Filho de Mário Poggio e Darcy Perera Poggio,  ele é casado com Rosana Márcia e é pai de Thays, publicitária e estudante de Direito. Mário reside em São Paulo é técnico da área financeira do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Para a diretora de Cultura e Turismo, Dôra Avanzi, que acompanha o trabalho de Mario Poggio desde o início, a série de biografias é parte importante da história de nossa cidade. “É muito valioso ter um trabalho deste em nossa biblioteca;  uma preciosa fonte de consulta histórica para estudantes, imprensa, estudiosos e toda a população. Mais valioso porque é uma série escrita por um vargengrandense , que  recorda  personagens proeminentes e humildes, com o ponto em comum de contarem com a  estima da comunidade.”.