Assistência Social - Terça-feira, 22 de Novembro de 2011

Conferência discutiu direitos das crianças e lançou campanha contra esmolas no município

No dia 11, no auditório da ETEC, o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Vargem Grande do Sul, realizou a Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente, com o tema Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios. Compuseram a mesa principal, a presidente do CMDCA, Eva Vilma da Silva Rodrigues; o prefeito Amarildo Duzi Moraes; a diretora de Ação Social Ângela Maria Gutierrez, o presidente do Conselho Tutelar, Jonas Daniel Ferreira e a advogada Marcela Miranda Zamora, representando o presidente da OAB, José Pedro Cavalheiro. Campanha contra esmolas no município Na oportunidade, a presidente deu as boas vindas as todos, agradeceu a disponibilidade, especialmente dos estudantes em participar do evento tão importante quanto a Conferência que discute os direitos e da a oportunidade da elaboração de propostas voltadas para as necessidades de cada município. O prefeito Amarildo, ao fazer uso da palavra, parabenizou ao público presente que demonstrou a preocupação com as crianças e jovens do município. O prefeito destacou os inúmeros problemas que a infância e adolescência vem enfrentando, mas drasticamente com as drogas. Amarildo citou os percentuais de envolvimento com as drogas e destacou a falta de recursos que a Prefeitura tem para o tratamento e a falta de investimento dos governos estadual e federal para este enfretamento. Falou das políticas de atendimento, dos auxílios às entidades e das obras e ações em prol da criança e adolescente. Presentes atores da rede de proteção, adolescentes da ETEC e da escola “Gilberto Giraldi”, que discutiram os cinco eixos propostos pelo CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, elaboraram as propostas e elegeram os delegados para participarem da conferência lúdica que acontece em São José do Rio Pardo no mês de dezembro, de onde sairão as propostas para o Plano Decenal a nível federal. Logo após, a conferência teve início a presidente do CMDCA, expôs para os presentes toda a rede de proteção que o município oferece, falou sobre a declaração dos direitos da criança e do adolescente e interagiu com a platéia sobre o tema da conferência, dando bases para discussão dos eixos. Logo após, os orientadores de grupo reuniram suas participantes para as discussões. O e ixo 1 discutiu a “ Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes ”, sob a monitoria de Célia Fonseca Anadão – Secretária da Associação “Dom Bosco”. O e ixo 2 discutiu “ Proteção e Defesa dos Direitos”, sob a orientação de Jonas Daniel Ferreira, presidente do Conselho Tutelar; no e ixo 3, a discussão foi o “Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes ”, sob a monitoria da psicóloga Samanta Pirola. No e ixo 4, “Controle Social e Efetivação dos Direitos” sob a orientação da assistente social Maisse Colombo da Silva. No eixo 5, “ Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, sob a orientação da diretora do CPDEX, Banedita Simoni Marques. As propostas montadas por Vargem Grande do Sul, serão encaminhadas para a Conferência Estadual e foram eleitos delegados que participarão da conferência lúdica, os adolescentes Jéssica Donato, Flavia Maciteli, Carina M. Buzatto, Lais Bernades, Ana Tereza Rizzatti, Caroline Silva, Fernando Mendes, Simoni Dias, Vanessa de Souza, Guilherme Augusto, Leticia Tais Andrade de Morais, Tabata Otero Pereira, Renan Andrade Bortoluci e Miguel Angelo da Silva Messias. Os delegados adultos foram eleitos Tiago Lourenço, Maisse Colombo Silva de Paula e Felipe Augusto Pereira. Campanha contra a esmola – Na Conferência, foi lançada a Campanha Não Dê Esmola – Dê Futuro, pelo CMDCA, Conselho Tutelar, Promotoria Pública e Prefeitura Municipal. Na oportunidade, os representantes do CMDCA, Conselho Tutelar o prefeito Amarildo, fizeram o lançamento oficial da Campanha, que visa impedir a violação de direitos de crianças e adolescentes. “Por trás de cada criança e adolescente pedindo esmolas, existe um adulto que está se aproveitando desta situação e é necessário um trabalho conjunto para garantir os direitos da criança e adolescente”, disse a presidente do CMDCA, Eva Vilma da Silva Rodrigues. Serão distribuídos panfletos e cartazes para lojas, supermercados e o Conselho Tutelar estará indo nas feiras para divulgar a Campanha. Toda a população tem de colaborar para evitar o crescimento deste problema no município. Se crianças e adolescentes forem vistos em caso de mendicância, o Conselho Tutelar deve ser acionado pelo 3641-2347 ou celular 9303-9202..