Educação - Sábado, 25 de Outubro de 2014

1º Concurso de Produção Digital já tem os finalistas de cada escola municipal

Grupo “Cérebro” da escola Antônio Coury As semifinais do 1º Concurso de Produção Digital tiveram continuidade durante a semana. Na segunda-feira, dia 20 de outubro, os alunos dos 4º e 5º anos da escola Darci Troncoso Peres apresentaram os projetos na Casa da Cultura. O júri formado pelo coordenador do Departamento de Cultura, Carlos César de Oliveira, o representante do Departamento de Informática – Prodav, Júlio César Morales e Adélia Vidale , representante do Circulo Itraliano, analisou os quesitos culturais, tecnológicos e pedagógicos. O grupo vencedor apresentou um trabalho sobre dragões. Na terça-feira, dia 21, a seletiva foi realizada na escola Antônio Coury, onde o 4º ano C, da professora Márcia Regina Ferreira, ganhou a semifinal após apresentar um trabalho sobre o funcionamento do cérebro. O grupo formado pelos alunos Alyson, Josiani, Kaiky, Laura e Leonardo obteve 179 pontos. A escola Darci Troncoso Peres será representada pelo grupo “Dragões” “O concurso é um trabalho maravilhoso, além de um grande incentivo para as crianças que estão começando e já apresentaram trabalhos lindos. É necessário parabenizar a diretora da escola Ana Cláudia Molinari Bovo, a professora Márcia e os alunos envolvidos”, comentou a jurada Beatriz Cavalheiro Andrade, diretora da Escola Nova Era. A professora Márcia Regina Ferreira também destacou a importância do projeto. “Este foi um ótimo trabalho porque consegui trabalhar vários conteúdos na sala de aula. Todos os alunos se empenharam, pesquisaram figuras e vídeos e estou satisfeita com o desempenho da turma”. Na quarta, dia 22, os alunos da escola Francisco Ribeiro Carril se apresentaram na Casa da Cultura. O grupo vencedor, formado pelos alunos Estéfani, Júlia, Maria Eduarda, Mateus e Natan, se destacaram com o tema “Reduzir e Criar é só Começar”. O projeto, orientado pela professora Fabiana R. Andrade Silva, obteve 174 pontos. O Grupo “Reduzir e Criar é só Começar” recebeu 174 pontos e representará a escola Francisco Ribeiro Carril A professora Nereide Cossi Tabansky, ex-diretora da escola Carril, compôs o júri ao lado de Carlos César de Oliveira e Júlio César Morales e demonstrou  satisfação com os projetos apresentados. “Estou satisfeita com tudo o que foi trazido. Este concurso foi uma ótima iniciativa do Departamento de Educação e Prefeitura Municipal, já que é de extrema importância. Por exemplo, o trabalho vencedor foi sobre reciclagem, isto é, um conteúdo adequado para os dias atuais”. Mário Beni e Padre Donizetti Na quinta-feira, dia 23, a escola Mário Beni recebeu a semifinal do concurso. Os alunos Otávio, João Victor, Jorge Victor, Lucas e Maicon obtiveram 175 pontos ao tratar da tecnologia moderna. O representante do Departamento de Informática – Prodav, Júlio César Morales, que analisou os quesitos tecnológicos, se impressionou com o projeto. “Todos os alunos estão de parabéns. O que podemos dizer é que todos devem continuar participando das aulas, fazendo pesquisas e sempre aprendendo”. Os alunos Bruna, Érik, Giulia, Isadora e Victor Gabriel representarão a escola Henrique de Brito Novaes na final do concurso “O importante do concurso é a valorização da criança como um todo na escola. Ele ajuda no aprendizado, além de ajudar no crescimento desses alunos. É um projeto que deve ter continuidade, já que estimula a criança a dar o seu melhor”, comentou Marli Borges, que também participou do corpo de jurados. Já o representante da escola Padre Donizette será o grupo formado pelos alunos Gabriel, Gustavo, Giovana, Lauany e Amanda, que discursaram sobre a higiene. A equipe orientada pela professora Elaine Mesquita se classificou com 164 pontos. Escolas Henrique de Brito Novaes e Nair Bolonha A avaliação foi iniciada na quinta-feira, dia 16 de outubro, na escola Henrique de Brito Novaes. Os alunos Bruna, Érik, Giulia, Isadora e Victor Gabriel, orientados pela professora Roberta Cassiano Rosa Toesca, venceram a eliminatória com o projeto “Herança Africana”, que apresentou diversos aspectos culturais do continente africano. O grupo obteve 174 pontos. Na escola Nair Bolonha, o projeto vencedor foi “Top Chef”, formado pelos alunos Ashley, Bianca, Lucas, Priscila e Vanessa Já na sexta-feira, dia 17, a semifinal foi realizada na escola Nair Bolonha, onde o grupo “Top Chef”, formado pelos alunos Ashley, Bianca, Lucas, Priscila e Vanessa, orientados pela professora Eva da Silva Rodrigues, obtiveram 169 pontos e representarão a escola na final a ser realizada no dia 17 de novembro na Sociedade Beneficente Brasileira – SBB. Premiação Os alunos vencedores na Fase Municipal receberão troféus, medalhas e um tablet cada um, além de duas passagens aéreas  para Porto Seguro para o professor orientador. A diretora e coordenadora da escola campeã também receberão um tablet e haverá sorteio de mais um tablet entre os pais dos alunos que concorrerão na final. Grupo Tecnologia Moderna representará a escola Mário Beni na final Já o representante da escola Padre Donizette será o grupo “Higiene”.