Educação - Segunda-feira, 13 de Outubro de 2014

Departamento de Educação promove semifinais do 1º Concurso de Produção Digital

As semifinais do 1º Concurso de Produção Digital de Vargem Grande do Sul, com a participação de alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais, serão realizadas durante o mês de outubro. Já a final ocorre no dia 17 de novembro, às 17h, na Sociedade Beneficente Brasileira – SBB. O concurso, promovido pelo Departamento de Educação, tem o intuito de tornar a pesquisa atraente, motivada pelo uso de recursos tecnológicos através do computador. “A partir desse momento, para desenvolverem os projetos, os alunos mostraram sua criatividade, defendendo suas ideias e transmitindo tudo que foi descoberto durante a pesquisa”, explicou a diretora de Educação, Fabiana Faria. Cada grupo escolheu um tema e um roteiro para desenvolver o projeto, que envolveu pesquisas, entrevistas, visitas ao Zoológico, Bosque Municipal, Estação de Tratamento de Água, entre outros locais, e sempre utilizando recursos tecnológicos. “O que mais queríamos foi alcançado, a construção do conhecimento através da proposta construtivista. Hoje queremos formar alunos pensantes, que têm opinião, defendem suas ideias e se posicionam sem timidez para encarar um mundo crítico, exigente e seletivo”, comentou a coordenadora técnica do projeto Alessandra Farinelli, que esteve em Vargem na semana passada acompanhando os projetos nas escolas. Avaliações A primeira escola a ser avaliada será a EMEB Henrique de Brito Novaes, na quinta-feira, dia 16 de outubro, às 10h, na própria escola. No dia 17, será a vez dos alunos da EMEB Nair Bolonha, às 10h30 e 13h30. No dia 20, a Casa da Cultura abrigará a avaliação da EMEB Darci Troncoso Peres, às 8h30. A EMEB Antônio Coury terá seus alunos avaliados no dia 21, às 9h30 e 15h30. No dia 22, às 8h e 14h, na Casa da Cultura, será realizada a semifinal da escola Francisco Ribeiro Carril. Nos dias 23 e 24, ocorrem as avaliações das escolas Mário Beni e Padre Donizete, respectivamente. Veja o cronograma 16/10 – Henrique de Brito Novaes 17/10 – Nair Bolonha 20/10 – Darci Troncoso Peres 21/10 – Antônio Coury 22/10 – Francisco Ribeiro Carril 23/10 – Mário Beni 24/10 – Padre Donizete.