Assistência Social - Sexta-feira, 10 de Outubro de 2014

Conselho Municipal do Idoso elege nova diretoria

Na manhã do dia 8 de outubro, foi eleita a nova diretoria do Conselho Municipal de Idoso, órgão criado pela Lei 3.033, de 7 de maio de 2010, e voltado à representação dos idosos da comunidade junto aos poderes públicos. Candidataram-se à presidência do Conselho a representante do Departamento Municipal de Educação Ana Maria Delfino e Heros Felipe, presidente do Grupo da Terceira Idade. Em votação aberta, os membros titulares do Conselho, representantes do Poder Executivo e da sociedade civil, elegeram Ana Maria Delfino, com 7 votos contra 3.  A Irmã Aparecida Donizete de Freitas, da Sociedade Humanitária, foi eleita vice-presidente e Natália Carolina Picolo, do Departamento Municipal de Cultura, foi eleita  secretária do Conselho. O mandato vigora por dois anos, com direito á recondução. A eleição foi convocada pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e coordenada pela assistente social Deise Ap. dos Santos Salvador. Antes da votação, Deise informou a condição atual do Conselho, seu funcionamento e orientou a próxima diretoria a buscar a formalização do Fundo Municipal do Idoso, organismo que poderá receber recursos para repasses a entidades cadastradas que cuidem de idosos. A documentação para este novo órgão já foi encaminhada em outubro de 2013. A presidente eleita Ana Maria Delfino propõe uma gestão em que todos os membros do Conselho reúnam seus esforços para a realização de um bom trabalho. Ana Maria já presidiu entidades como o Grupo Mão Amiga e a Casa do Menor Dom Bosco. O que é o Conselho Municipal do Idoso Órgão representativo dos idosos da comunidade, tem caráter consultivo, normativo e deliberativo. É formado por seis representantes do Poder Executivo e seis da sociedade civil organizada, sendo três membros representantes do grupo organizado da Terceira Idade, dois de entidades que se dediquem aos trabalhos com os idosos e um representante da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. Ao todo, entre titulares e suplentes, o Conselho Municipal do Idoso tem 24 membros. Cabe ao Conselho fixar diretrizes para o desenvolvimento de atividades de proteção e assistência aos idosos, propor medidas que busquem garantir ou ampliar os direitos do idoso, incentivar a organização deste segmento e incentivar a criação de projetos que visem maior participação do idoso nos diversos setores da atividade social, entre outras atribuições..