Cultura - Quarta-feira, 16 de Julho de 2014

Missa dos Cavaleiros de Sant’Ana será neste domingo na Matriz de Sant´Ana

No próximo domingo, dia 20, às 18h30, será celebrada a tradicional missa da Romaria, na Igreja Matriz de Sant´Ana, com a presença das autoridades locais, da comissão organizadora da romaria, da rainha, princesas e madrinha da Festa do Peão e representantes da comunidade. E completando 40 anos de existência, a  Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana sairá no domingo seguinte, dia  27 de julho, às 11 horas, da Igreja de São Joaquim , com a benção do padre Paulo Roberto Valim Santos aos cavaleiros e a entrega do estandarte da padroeira e bandeiras aos participantes. Conforme informações do presidente da comissão, Lucas Lemos Ranzani, no dia da Romaria, a programação começará mais cedo na Praça Cap. João Pinto Fontão – “A partir das 10h30, o público contará com a apresentação da  Orquestra de Viola Caipira de Tapiratiba,  com 19 músicos, regidos pelo maestro Alexandre Magri, com uma seleção dos clássicos sertanejos”, disse Lucas. Ainda segundo Lucas Ranzani, no trajeto da Romaria, os cavaleiros passam pela praça Nossa Senhora Aparecida, para a tradicional benção junto ao cruzeiro e participam do encerramento religioso do desfile, na Praça da Matriz. A seguir o cortejo segue pela Rua do Comércio até a Praça Washington Luiz, onde a Romaria será encerrada com entrega de troféus aos participantes. O presidente da Comissão Organizadora espera um grande número de participantes. “A Romaria dos Cavaleiros é um evento voltado para a fé e a religiosidade. Pretendemos realizar um desfile bonito para homenagear a padroeira e comemorar os 40 anos do evento. Assim, convidamos toda a população para prestigiar esta tradição de nossa cidade”, destaca. Para preservar a religiosidade da festa, não será permitido o consumo de bebidas alcóolicas durante o trajeto da Romaria. A organização também destaca que estará atenta aos cuidados que devem ser tomados com os animais que participarão do desfile. A 40ª. Romaria é um evento realizado em conjunto pela Prefeitura/ Departamento Municipal de Cultura e Turismo e Comissão Organizadora, e com o apoio da Associação dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul (ABVGS), Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul (Cooperbatata) e Café Pacaembu. Festa do Peão No domingo, 27, os portões do Recinto de exposições Christiano Dutra do Nascimento serão abertos às 13 horas para o último dia da programação da Festa da Batata 2014. No  encerramento, o show da Caravana da Rádio Prata FM, com duplas e cantores sertanejos, oferece um grande espetáculo, com portões abertos à população. Durante a  Festa do Peão, do dia 23 a 26 a julho, ocorre a etapa Vargem  Grande do Sul da Liga Nacional de Rodeio. O vencedor disputará a final em Barretos. Trajeto da Romaria Saída da frente da Matriz de São Joaquim, com entrega de estandartes  e benção do padre Paulo Valim  Santos. Segue pela Rua Rogério Otero, Av. Evaristo Barbosa, Av. Vereador José Aleixo, Rua Albertino Fernandes Oliveira, Av. Senador Teotônio Vilella (atravessa a rodovia). Desce a Rua Alcino Alves Rosa, Av. da Saudade, Av. Walter Tatoni e Pça. Nossa Sra. Aparecida, onde ocorre a benção junto ao Cruzeiro, ao lado da Igreja. Rua Quinzinho Otávio, Rua Santo Antônio, Rua do Rosário, Av. Hermeti Piocchi de Oliveira (Beira Rio), Rua Teófilo Ribeiro de Andrade, Praça da Matriz, onde haverá o encerramento religioso da Romaria. Continua  pela Pça. Capitão João Pinto Fontão, Rua do Comércio até Pça. Washington Luiz, com  entrega de troféus de participação e encerramento da Romaria..