Cultura - Terça-feira, 15 de Julho de 2014

Biblioteca Municipal prossegue com informatização de seu acervo

A Biblioteca Municipal Victor Lima Barreto reiniciou o processo de informatização de seu acervo, que conta hoje com 30 mil livros, com uma média de 500 leitores atendidos por mês. A informatização do acervo foi iniciada há 12 anos, logo após a inauguração da biblioteca em 2002, porém este trabalho não teve continuidade, sendo reiniciado na administração do prefeito Celso Itaroti. A informatização dá maior agilidade no atendimento aos leitores, facilita a localização do livro e também o trabalho dos funcionários. De acordo com a bibliotecária Bete Gabricho, quando um livro é adquirido ou recebido em doação, é feito seu tombamento (registro do título e numeração) e classificado o assunto e autor. Logo após, o livro é cadastrado no computador e recebe uma etiqueta com o código de barras. A Biblioteca ainda tem o cuidado de colocar as fichas no final do livro, além de uma proteção na lateral para que os leitores não retirem o código de barras. “Depois que o livro ficar pronto, já pode ser emprestado aos leitores. Trata-se de um serviço demorado e delicado, o qual deve ser feito com muita atenção”, conta Bete. Leitores de todas as idades A Biblioteca Municipal é procurada por leitores de todas as idades – crianças, jovens e estudantes, adultos e idosos.  E recebe muitas doações de leitores, que estão sendo cadastradas e disponibilizadas ao público. A Biblioteca foi inaugurada em 5 de julho de 2002 e leva o nome de  Victor Lima Barreto, primeiro cineasta brasileiro a conquistar um prêmio internacional  de cinema, no Festival de Cannes (França) em 1953, com o  filme “O Cangaceiro”, filmado em Vargem Grande do Sul em 1952. A Biblioteca Municipal fica na Rua Batista Figueiredo, 235, no centro, e conta com várias dependências: hemeroteca, sala de estudos, sala de informática, auditório com videoteca e os postos do Acessa SP e Acessinha, que disponibilizam acesso gratuito a internet, no Programa de Inclusão Digital do Governo do Estado de São Paulo. A equipe da Biblioteca é formada pelos funcionários municipais Bete Gabricho, Paulo Antônio Gonçalves, Cleusa Maria Gonçalves, Regina Lúcia Rotta Carvalho e Maria Helena Massiteli. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8h às 18h. Para entrar em contato, o telefone é 3641-7614..