Cultura - Sexta-feira, 04 de Julho de 2014

Nota de esclarecimento a jornal sofreu cortes na publicação

Em 27 de junho, o Departamento Municipal de Cultura e Turismo e a Assessoria de Comunicação da Prefeitura enviaram resposta ao jornal Gazeta de Vargem Grande, sobre uma  nota do jornal,  intitulada “Censura”, publicada na edição de 21 de junho, na página 2. Na nota, o jornal afirma que o Departamento de Cultura censurou entrevistas da rainha e princesas da Festa do Peão à Gazeta. Na resposta enviada ao jornal, a Prefeitura  informa  que não houve censura, esclarecendo  que o Departamento de Cultura havia solicitado que a Gazeta  enviasse as questões da entrevista por escrito, via Assessoria de Comunicação, para serem respondidas pelas princesas e rainha e reenviadas ao jornal. Na nota de esclarecimento à Gazeta, foi solicitado, em destaque no texto, que também fosse publicada a sequência de e-mails remetidos à Gazeta,  com as informações sobre as rainhas e princesas. Entretanto, em sua edição de 28/06, página 4, o jornal publicou a nota da Prefeitura com cortes, retirando o destaque pedindo a publicação dos e-mails; cortando ainda o quadro com os e-mails, a data e a assinatura dos responsáveis pela nota. Ou seja, a Gazeta não publicou na íntegra a nota de esclarecimento que versava justamente sobre o tema  “Censura”. Abaixo, a nota original enviada pela Prefeitura e o texto, com cortes, publicado pela Gazeta. NOTA DE ESCLARECIMENTO “Em relação à nota “Censura” e foto, publicadas na página 2 da edição de 21 de junho de Gazeta de Vargem Grande, solicitamos que publique os seguintes esclarecimentos: O Departamento de Cultura não censurou a fala das princesas e rainha da Festa do Peão ao jornal Gazeta, como afirmou o jornal. Apenas solicitou que o jornal enviasse as questões da entrevista ao departamento através da Assessoria de Comunicação, para serem respondidas e enviadas ao jornal, procedimento informado previamente  e divulgado por Gazeta na edição passada (página 3, Caderno C). O Departamento de Cultura orientou as jovens que enviassem seus perfis diretamente à Assessoria de Comunicação da Prefeitura até o final do expediente do dia 18 de junho (véspera de feriado), em vista ao ponto facultativo na Prefeitura na sexta, dia 20. Por sua vez, tão logo recebeu os perfis, a Assessoria de Comunicação os enviou à Gazeta, como consta na cópia dos e-mails enviados ao jornal e que solicitamos publicar junto à esta nota. A Assessoria aguardou até às 19 horas, além do expediente que termina às 17h30,  a chegada dos perfis restantes – um deles chegou às  22h48 do dia 18 e outro às 18h57 do dia 19 de junho, inviabilizando sua remessa ao jornal, em vista ao ponto facultativo do dia 20 nas repartições da Prefeitura. A destacar ainda que as questões enviadas pela Gazeta foram repassadas às jovens eleitas, sem qualquer tipo de  “supervisão”, como afirmado em sua reportagem, suas respostas foram encaminhadas à esta Assessoria e prontamente repassadas ao jornal. Não houve, portanto,  censura alguma envolvida nesta questão, o que solicitamos fique bem claro junto ao público leitor. Por fim, lembramos que o jornal não enviou sua equipe de reportagem ao baile de escolha da rainha, onde poderia obter mais dados sobre o evento. Vargem Grande do Sul, 26 de junho de 2014 Departamento Municipal de Cultura e Turismo Assessoria  de Comunicação e Imprensa A resposta da Prefeitura, datada e assinada, pede, em destaque, publicação do quadro de e-mails Na nota publicada, foi cortado o destaque, a data e a assinatura da nota, além do quadro de e-mails.