Cultura - Terça-feira, 27 de Maio de 2014

Professor André Francioli ministrou oficina sobre edição na Biblioteca Municipal

A parceria Pontos MIS e Departamento Municipal de Cultura e Turismo  promoveu na noite de quarta-feira, dia 21 de maio, a “Oficina de Edição”, na Biblioteca Municipal Victor Lima Barreto. Através de exposições e exemplos, o objetivo da oficina era fazer com que os participantes conhecessem algumas das principais técnicas de edição e montagem de filmes, possibilitando distinguir as diferenças entre o clássico e o moderno assim como identificar funções específicas do corte e outras operações básicas na construção da narrativa e da estética cinematográficas. “Trata-se de uma aula expositiva de montagem de cinema com ilustrações de filmes. Também explico técnicas, efeitos, trabalhos na narrativa e como a montagem se constituiu no cinema”, explicou o professor André Francioli, que ministrou a oficina. O currículo e André inclui seu trabalho como montador de curtas, médias e longas-metragens nos mais diversos gêneros, formatos e bitolas, abrangendo filmes experimentais, video-arte, ficções, animações, séries para a televisão e documentários autorais. A oficina exibiu longas que marcaram o início do cinema, além de filmes clássicos e curtas de autoria do próprio oficineiro como o vídeo “Na Pista do Apito”. “Esse encontro não é para explicar como fazer edição. Hoje, uma criança de oito anos pode conseguir um programa de vídeo, ler um editorial e conseguir editar. Hoje, eu quero passar o que eu já aprendi e, assim, vocês terão uma bagagem maior sobre edição”, pontuou André. André Francioli Dirigiu os curtas “3Despertares”, “Quarto de Hospital”, “O Mundo Segundo Silvio Luiz”, “Veja & Ouça – Maria Baderna no Brasil”, “Aranhas Tropicais” e “Hai Kai Diamante”. Atua também como curador e galerista, dedicando-se a pesquisas e trabalhos dentro das artes visuais e da fotografia..