Cultura - Quarta-feira, 14 de Maio de 2014

Vargem Grande do Sul promove a Festa das Nações

O Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul promove a tradicional Festa das Nações, de 14 a 18 de maio, com diversas atrações na Praça da Matriz. O evento terá inicio às 19h, exceto no último dia, domingo, quando a programação começa às 16h. O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado, que patrocina a estrutura física da festa, um evento cultural, beneficente e turístico, sempre aguardado em toda a região. A festa terá cinco noites de apresentações dos alunos das escolas de Vargem, grupos de dança e música do Departamento de Cultura, de academias e clubes, além de orquestras, coral e cantores da cidade. Neste ano, o tema da festa homenageará os países que participarão da Copa do Mundo no Brasil, com comidas típicas e atrações no palco. A praça de alimentação terá quinze barracas, pilotadas pelas entidades sociais. Praça de Alimentação As barracas com comidas típicas homenagearão a culinária de alguns dos países que participam da Copa. O Brasil será representado pelos tradicionais sanduíches de pernil e linguiça , na barraca a cargo do Departamento de Cultura. Os pratos à base de tapioca estarão na barraca do Grupo de Jovens da Paróquia de Sant’Ana, e a Sociedade Humanitária estará comandando a terceira barraca de culinária brasileira, com escondidinho de carne e caipirinha. Confira as outras barracas que formam a Praça de Alimentação: Portugal (Rotary Club) – bolinho de bacalhau, pastel de bacalhau, arroz doce e caldo verde. Japão (Grupo de Escoteiros “Curumins da Mantiqueira”) – yakissoba, sushi, bifun e batida de Saquê. Argentina (CPDEX) – churrasco com vinagrete e farofa. Alemanha (Grupo Mão Amiga) – strudel, torta alemã e salsicha Alemã com salada de Batata. França (Casa da Menor Dom Bosco) – bolo recheado, torta de frutas e quiche; (Grupo de Idosos de Itobi) – crepe e panquecas. África (Associação Pais que Amam) – feijoada, torresmo e mandioca frita. Itália (Círcolo Italiano) – espaguete, fetuccini, focaccia, pizza, polenta frita, polenta com molho e nhoque. Holanda (Loja Maçônica Renascença II) – batatas recheadas. Líbano (AAMA) – esfiha e quibe. Grécia (Rotary Club) – churrasquinho grego. Rússia (Paróquia de Jovens São Joaquim) – strogonoff. Atrações A Festa terá início na quarta-feira (14) com apresentação do cantor Adriano Ramos, que gravará o seu DVD durante o evento, além do músico Joilson Bedin. Na quinta (15), apresenta-se a cantora paraguaia Perla, lançada na década de 70 com o sucesso “Fernando”. Perla vendeu mais de 15 milhões de álbuns, ganhou 11 discos de ouro, dois de platina, um de platina duplo, entre outras premiações. Na sexta-feira, dia 16, o destaque será o cantor Ary Sanches, que participou da Jovem Guarda nos anos 60 e tinha o apelido de “Granada Romântica”.  Já no sábado, dia 17, quem sobe ao palco é o grupo Os Originais do Samba, que fizeram grande sucesso na década de 60, com as canções “Cadê Teresa”, “Tá Chegando Fevereiro”, “Esperanças Perdidas”, “E Lá se Vão Meus Anéis”, entre outras. Em sua formação original, a banda era composta por Bidi, Chiquinho, Lelei, Rubão, Bigode e o humorista Mussum. Atualmente, o grupo é formado por Scoob, Rogério Santos, Juninho e Bigode. Além dos shows, haverá apresentações de talentos de nossa cidade, entre eles, os alunos das escolas de Vargem, Grupo da 3ª Idade, Grupo de Dança, Canto, Coral e Teatro do Departamento da Cultura, Escola Técnica (ETEC), clubes, academias, entre outras entidades que se apresentarão no palco da festa. Estruturas Como em 2013, o público será acomodado com bastante conforto em espaços com cobertura, projetados também para maior mobilidade. As atrações do palco serão reproduzidas em telões, para serem visualizadas de diversos ângulos. A exemplo do ano passado, cada barraca terá seu próprio caixa, assim, as entidades poderão controlar suas vendas e receitas, que serão revertidas ao trabalho social que realizam. A descentralização dos caixas também beneficia o público, evitando filas e tempo de espera..