Educação - Quinta-feira, 27 de Março de 2014

Rede municipal de ensino prossegue com formação continuada em educação infantil

Em parceria com o Departamento Municipal de Educação, o Instituto Olinto Marques de Paulo (IOMP) dará continuidade ao Projeto Ilumina, um programa de formação continuada destinado aos profissionais de educação infantil (educadores das creches, que atendem crianças de 0 a 3 anos de idade, e professores das Etapas I e II). Com o tema “Ritmos nas Atividades Educativas, na Natureza e no Ser Humano”, o projeto prossegue ao longo do primeiro semestre de 2014 na rede municipal de ensino. Na educação infantil o “cuidar” é parte integrante da educação, embora exija conhecimentos, habilidades e instrumentos que exploram a dimensão pedagógica. Segundo Lúcia Antonialli, coordenadora regional do IOMP, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimento. “Acreditamos que a aprendizagem continuada e a valorização do educador/professor é a melhor maneira de obter resultados abrangentes na melhoria da qualidade da educação. Compreendemos que o desenvolvimento do ser humano transcorre por toda a sua vida e que a primeira infância é a base na qual ele se edifica”, disse a coordenadora. Na formação dos educadores, serão abordados os hábitos de vida que contenham em si um elemento rítmico saudável, pois estes são muito importantes para trazer força e disposição para o ser humano, explicou Lúcia Antonialli. “Temos como objetivo ampliar a concepção da rotina diária estabelecida nas instituições (escolas e creches), refletindo acerca de como podemos introduzir um ritmo saudável no dia a dia das crianças. O ritmo no âmbito pedagógico não é só a sequência de atividades, mas a alternância entre as ações e acontecimentos, de forma harmoniosa e com qualidade”. Do nascimento aos sete anos o desenvolvimento do ser humano ainda não possui total regularidade em seus processos. A regularidade rítmica entre os acontecimentos do dia, como refeições, momentos de descanso, sono, brincar com autonomia e atividades conduzidas, é de extrema importância para o desenvolvimento da criança e para a formação de hábitos. É a partir da consciência do educador da importância dessa alternância, e da qualidade intrínseca de cada atividade proposta, que a organização do dia escolar deve ser estabelecida, como propõe o Projeto Ilumina. “As atividades desenvolvidas pelo educador/professor e pela criança de forma rítmica são fontes de saúde, trazem equilíbrio e desenvolvem hábitos rítmicos saudáveis para sua vida futura. E a saúde física, cognitiva, emocional e social é resultado do saudável relacionamento entre seres humanos, e destes com a natureza. É fruto de vínculos bem estabelecidos. No caso da criança com seus educadores, proporcionarão o desenvolvimento de características como resiliência, abertura, flexibilidade e criatividade, qualidades indispensáveis para enfrentar os desafios futuros“, concluiu a coordenadora do IOMP..